Inicia-se, neste sábado (17) e segue até o dia 25/06/23, em Berlim, na Alemanha, os Jogos Mundiais das Olimpíadas Especiais 2023. A cerimônia de abertura acontece às 16h (horário de Brasília), no estádio Olímpico de Berlim. Os Jogos terão transmissão da ESPN, via plataforma de streaming Star+ .
A delegação brasileira conta com importantes apoiadores: estará vestida pela Adidas nas cerimônias de abertura, encerramento e premiação, bem como o fornecimento de produtos para os times de basquete e tênis; a Colgate, que levou atletas e equipe técnica; e a Lufthansa, que doou passagens de ida e volta para atletas.
Estarão presentes para esta edição dos jogos 7.000 atletas de mais de 150 países. A delegação brasileira é composta por 36 nomes em modalidades como atletismo, basquete 3×3, bocha, ginástica rítmica, natação, tênis e tênis de mesa.

Foto: Divulgação – Instagram Olimpíadas Especiais Brasil
Os Jogos Mundiais das Olimpíadas Especiais acontecem a cada quatro anos e tiveram sua última edição em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. No evento o Brasil conquistou 18 medalhas, sendo 8 de ouro, 8 de prata e 2 de bronze. Os organizadores “Special Olympics International”, entidade presente em mais de 200 países é voltada para o desenvolvimento da PcD intelectual por meio do esporte.
A mascote dos jogos chama-se “Unity” cuja tradução para o português é “unidade” no sentido da união: trata-se de um coração azul, com faixa de cabeça verde clara, boquinha sorrindo cor de rosa e três aspas amarelas, em seu lado superior esquerdo. Imagem que aparece em destaque a frente do Portão de Brandemburgo, localizado em Berlim, Alemanha.
Dois grandes atletas brasileiros que são embaixadores da OEB são Cafu e Ricardinho, estrelas do futebol brasileiro.