
Foto: Divulgação – Ascom
No último sábado (16), agentes da Coordenadoria Ambiental da Guarda Municipal de Niterói foram chamados para resgatar uma cobra jiboia que se encontrava em cima de uma árvore no bairro de Jurujuba. Os profissionais, especializados em lidar com animais silvestres, agiram prontamente e de forma eficiente para realizar o resgate.
Após chegar ao local, a cobra jiboia foi capturada e teve suas condições físicas avaliadas pelos agentes. Felizmente, o animal não apresentava nenhum ferimento, o que permitiu que fosse reintegrado à natureza em uma unidade de conservação próxima.
“Leia mais notícias sobre Niterói aqui”
No entanto, quando a cobra ou qualquer outro animal silvestre resgatado apresenta ferimentos, os agentes da Guarda Municipal encaminham o animal para instituições especializadas em cuidados e reabilitação. Essas instituições incluem o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras), localizado em Vargem Pequena, na Zona Oeste do Rio, o Centro de Atendimento de Animais Marinhos, o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) em Seropédica, e o Instituto Vital Brazil, em casos envolvendo cobras venenosas.
As jiboias, ao contrário do que muitos pensam, não são cobras venenosas. Elas se alimentam principalmente de mamíferos roedores, mas também podem atacar pequenos animais de estimação, como gatos e cachorros, matando suas presas por asfixia.
“Leia mais notícias sobre Niterói aqui”
O serviço de resgate de animais silvestres da Prefeitura de Niterói é realizado por agentes treinados e pode ser acionado pelo telefone 153, do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp). Essa iniciativa tem o objetivo de proteger e preservar a fauna local, garantindo a segurança tanto dos animais quanto da população.
Além disso, a conscientização ambiental também está sendo estimulada entre as crianças. Na última sexta-feira (15), cerca de 50 crianças da UMEI Bezerra de Menezes visitaram a Área de Proteção Ambiental (APA) do Morro do Morcego, em Jurujuba. Durante a visita, as crianças puderam aprender sobre o trabalho de resgate e captura de animais silvestres realizado na cidade, bem como receberam noções de preservação e conscientização ambiental. Também foram abordados os riscos de soltar pipa com linha chilena e balões, de forma lúdica, através de um teatrinho de fantoches.