Niterói

Jiboia resgatada no Cafubá volta à natureza

Uma jiboia resgatada no Cafubá, de dois metros e meio, já está reintegrada à natureza. A restituição da espécie ao seu habitat natural aconteceu neste neste sábado (27). Uma equipe da Coordenadoria de Meio Ambiente (CMA) da Guarda Municipal de Niterói realizou o trabalho.

O animal estava em uma casa no bairro do Cafubá, Região Oceânica de Niterói. Os moradores acionaram o serviço de resgate de animais silvestres da Prefeitura de Niterói, pelo telefone 153, do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp). A jiboia resgatada no Cafubá se encontrava numa estrutura metálica de suporte ao telhado da residência. Como estava saudável, sem nenhum corte ou ferimento, foi solto na natureza, no Parque Municipal de Niterói, Parnit.

As jiboias são serpentes não-venenosas que se alimentam basicamente de mamíferos roedores. Elas também podem se alimentar de pequenos animais de estimação como gatos e cachorros e matam suas presas por asfixia.

 

Resgate

A Coordenadoria de Meio Ambiente (CMA) da Guarda Municipal de Niterói faz um trabalho especializado e possui um procedimento para cada tipo de demanda. Após receber o chamado, captura o animal silvestre que, logo em seguida, tem suas condições físicas avaliadas pela equipe. Caso não apresente nenhum tipo de ferimento, é reintegrado à natureza na unidade de conservação mais próxima.  

Já os que apresentam algum tipo de ferimento vão para instituições como o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras), que fica em Vargem Pequena, na Zona Oeste do Rio; o Centro de Atendimento de Animais Marinhos; o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Seropédica; ou o Instituto Vital Brazil quando é o caso de cobra venenosa.

A Coordenadoria Ambiental da Guarda Municipal orienta que se uma pessoa encontrar um animal silvestre deve entrar em contato imediatamente com o Cisp 153 para realização do resgate por agentes treinados.
 

CURTA E SIGA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK CLICANDO AQUI
CURTA E SIGA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM CLICANDO AQUI

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Niterói