
Competição escolar fluminense, os Jogos Escolares do Rio de Janeiro — JERJ — desembarcam em Angra dos Reis juntamente com a modalidade de vôlei | Divulgação
Angra dos Reis vai respirar esporte neste fim de semana. Nos dias 5 e 6 de julho, o ginásio Getúlio Campos Teles, no Parque das Palmeiras, será palco das partidas de vôlei dos Jogos Escolares do Rio de Janeiro (JERJ). As competições começam às 8h e reúnem estudantes nas categorias feminina e masculina.
O torneio faz parte dos Jogos Escolares do Rio de Janeiro, organizados pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer em parceria com a FEERJ. Com isso, o projeto reforça a missão de incentivar o esporte e formar cidadãos por meio da educação esportiva. O secretário Rafael Picciani vê os JERJ como uma vitrine para o talento dos nossos jovens, bem como ferramenta poderosa de transformação social.
“Levar essa etapa para Angra dos Reis reforça nosso compromisso em democratizar o acesso ao esporte em todo o estado, promovendo valores como disciplina, respeito e trabalho em equipe – destacou o secretário de Estado de Esporte e Lazer, Rafael Picciani. .
Outras cidades também entram no clima

Estudantes em quadra durante partida do JERJ, que neste final de semana leva o vôlei para Angra dos Reis, no Sul Fluminense
Enquanto Angra vive a emoção do vôlei, outras cidades fluminenses também entram em ação. No sábado (5), o Rio de Janeiro sedia provas de natação no Parque Aquático Júlio Delamare. Além disso, o Parque Olímpico recebe basquete e ginástica artística, enquanto a Ilha do Governador concentra o judô.
Ao mesmo tempo, São Fidélis promove partidas de handebol e Vassouras sedia o futsal. Já no domingo (6), todas essas modalidades continuam nos mesmos horários e locais. A programação ainda inclui ginástica rítmica e novas rodadas de vôlei.
JERJ bate recorde e dobra número de inscritos
Neste ano, o JERJ ultrapassou todas as expectativas. Mais de 9 mil estudantes se inscreveram, quase o dobro do recorde anterior. Com isso, o evento se tornou o maior da história do torneio.
Os jovens atletas, com idades entre 11 e 17 anos, disputam 20 modalidades esportivas. Essas etapas classificatórias acontecem nas cinco regiões do estado. Portanto, a competição garante representatividade estadual e inclusão social.
Campeões avançam para torneios nacionais
Além de troféus e medalhas, os vencedores ganham o direito de representar o Rio de Janeiro no JEBs, da CBDE, e nos Jogos da Juventude, do COB. Ou seja, a competição escolar também serve como porta de entrada para o cenário esportivo nacional.
Hidratação garantida e apoio logístico completo
Durante o evento, a CEDAE fornece água potável para todos os atletas. A ação atende à Lei da Hidratação, que determina a oferta gratuita de água em eventos esportivos e culturais.
Além disso, a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer oferece kits para os participantes e suporte logístico às escolas. Com essa estrutura, o JERJ não gera custos para os alunos e amplia o acesso ao esporte.
+ MAIS NOTÍCIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI