A cidade de Maricá, no Rio de Janeiro, está em festa! O Plano de Desenvolvimento Urbano-Ambiental para o bairro de Itaipuaçu, idealizado pela Prefeitura Municipal, foi premiado pela ABAP na categoria “Conectividade da Paisagem: Planejando a Trama Multifuncional em Itaipuaçu (Maricá-RJ)”. O prêmio, que reconhece projetos inovadores na área de Arquitetura da Paisagem, coloca o município em evidência nacional por suas iniciativas em prol do desenvolvimento sustentável.
+ LEIA TAMBÉM: ►Motorista perde controle e capota na Orla de Araçatiba
O plano premiado propõe soluções para os desafios do crescimento urbano, incluindo eventos climáticos extremos, combate à segregação social e desigualdades. Assim, através de um projeto urbanístico cuidadosamente elaborado, o objetivo é garantir qualidade de vida para a população local, assegurando segurança jurídica e ordenando o crescimento populacional da região.
+ MAIS NOTÍCIAS DE MARICÁ? CLIQUE AQUI
Dessa forma, o plano de Itaipuaçu se destaca por sua abordagem inovadora, que prevê a criação de uma “trama multifuncional” capaz de beneficiar diretamente cerca de 200 mil pessoas no futuro. Assim, essa iniciativa demonstra o compromisso da Prefeitura de Maricá com o desenvolvimento sustentável e a valorização da qualidade de vida da população.
+ LEIA TAMBÉM: ►Motorista flagrado transportando moto no porta-malas – Vídeo
Enfim, o Prêmio ABAP Roberto Burle Marx é um importante reconhecimento do trabalho realizado pela Prefeitura de Maricá e pela equipe do Grupo PExURB, do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP e da TCRE Engenharia. Assim, a premiação comprova a excelência do projeto e serve como inspiração para outras cidades que buscam soluções inovadoras para seus desafios urbanos.