
Competição chega a sua sétima edição com previsão de ondas de até 6 metros | Divulgação/Tony d’Andrea
Toda expectativa gerada pela tradicional competição de surfe Itacoatiara Big Wave (IBW) fica ainda maior com a divulgação de boletins meteorológicos, prevendo ondas entre 4 e 6 metros de altura, bem como ventos favoráveis à prática do esporte. O torneio, que chega à sua 7ª edição no domingo (17), promete muita emoção e adrenalina alta para os participantes e amantes do surfe.
A competição terá início às 7h, mas já está definido que a disputa acontecerá no modo Tow In. Assim sendo, o atleta não faz uso da habitual remada – até mesmo pelo tamanho das ondas. Mas sua participação ocorre juntamente com um piloto jet-ski, levando o surfista até a onda.
Participantes de renome no surfe internacional
Entre os convidados deste ano estão Pedro Scooby, Lucas Chumbo, Gabriel Sampaio, Michaela Fregonese e Michelle des Bouillons. A disputa contará com categorias Times Masculinos e Times Mulher-Homem, com premiação total de R$ 96 mil.
Organizado pela Associação de Surfe de Ondas Grandes e Tow In de Niterói, o IBW conta com apoio da Prefeitura de Niterói, Secretaria de Esporte e Lazer, Águas de Niterói e parceria esportiva do SESC-RJ.

Itacoatiara Big Wave 2025 confirma disputa com ondas de até 6 metros | Divulgação/Tony Andrea
O diretor-executivo do IBW, Alexey Wanick, não esconde sua ansiedade para a chegada do evento, que ele chama de dia perfeito para um campeonato de surfe.
“Previsão de ondas altas, ventos favoráveis e temperatura agradável. Ingredientes espetaculares para fazer do Itacoatiara Big Wave 2025 um sucesso ainda maior que os anteriores”, disse, entusiasmado.
Itacoatiara Big Wave 2025: estrutura e apoio
A estrutura do evento terá containers para a comissão julgadora, área exclusiva para atletas e grande número de jet-skis de suporte. O IBW foi criado em 2019, com a primeira competição feminina e introduziu o Tow In em 2022.
Para Rodrigo Neves, prefeito de Niterói, o campeonato consolida a cidade como palco internacional do surfe. Além disso, ele destaca como outros fatores positivos, como o reflexo do torneio na economia do município, ao passo que atrai visitantes e reforça o compromisso com o desenvolvimento sustentável e a inclusão por meio do esporte.
Felipe Peixoto, secretário executivo de Niterói, reforçou a importância do Itacoatiara Big Wave. Principalmente, porque projeta Niterói no cenário internacional dos esportes de ondas grandes. Ele ainda destaca o visual deslumbrante e preservado da Praia de Itacoatiara, uma das mais bonitas do Brasil, símbolo da vocação esportiva da cidade.
Por fim, Luís Carlos Gallo, vereador licenciado e secretário de Esporte e Lazer, destacou os investimentos do poder público municipal no esporte. Sobretudo, como ferramenta de transformação, visibilidade e integração com a natureza.
“O Itacoatiara Big Wave é mais que um campeonato de ondas gigantes. É a celebração do nosso potencial esportivo, da força da natureza e do talento de atletas que desafiam seus limites em uma das praias mais emblemáticas do Brasil. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, segue investindo no esporte como ferramenta de transformação, visibilidade e integração com o meio ambiente”, resumiu Gallo.