ItaboraíPolícia

Itaboraí faz aniversário vivendo “faroeste caboclo”

CURTA E SIGA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK CLICANDO AQUI
CURTA E SIGA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM CLICANDO AQUI

Nesta segunda-feira (22), a cidade de Itaboraí completa 190 anos de emancipação político-administrativa. No entanto, não há muito o que celebrar, diante da escalada da violência vivida pelo município. Segundo dados mais recentes do Instituto de Segurança Pública (ISP), houve aumento de 61,9% nos indicadores de letalidade violenta, entre janeiro e março deste ano.

Foi o maior aumento entre as cidades do Leste Fluminense. Nos três primeiros meses de 2023, foram registrados 34 casos, contra 21, no mesmo período do ano passado. De acordo com Erivelton Lopes, especialista em Segurança Pública formado pela UFF, este tipo de violência é a característica de conflito entre o poder paralelo, onde facções criminosas tentam retomar as áreas perdidas pelos rivais, seja pelos traficantes ou pelo poder paramilitar.

“Eles se utilizam dessa modalidade de ataque para demonstrar poder e que ainda tem a intenção de retomar o controle da área que perderam pelos rivais. São ataques momentâneos e imprevisíveis que dificultam a atuação na prevenção pelo Estado. Enquanto existir áreas dominadas pelo crime organizado, essa letalidade violenta tende a aumentar gradativamente de acordo com a expansão das áreas dominadas pelos marginais da lei”, analisou.

Especialista da UFF comenta casos de violência

O especialista também apontou possíveis soluções para o problema da escalada da violência. Na análise dele, isto passa por uma maior presença do Estado em áreas de alta influência do crime organizado. Todavia, para que isso aconteça, investimentos fazem-se necessários.

“A melhor solução é a prevenção. O Estado ocupar, definitivamente, essas áreas dominadas pelo crime organizado, mas, para isso, requer investimento no efetivo e no material de uso policial, como armamento, equipamentos, viaturas. Isso requer um grande investimento para evitar esse tipo de ataque”, complementou.

Morte na mesa do bar

Um bar no bairro Vila Brasil, em Itaboraí, foi palco de mais um trágico incidente, resultando na morte de duas pessoas e ferimentos em um adolescente. Testemunhas relataram que homens armados passaram pelo local em um carro e dispararam contra as vítimas durante a madrugada do dia 8 de maio.

Menos de um mês antes, outra tragédia ocorreu quando um indivíduo atirou em um bar noutra região da cidade, no bairro São Joaquim, resultando na morte de uma mulher e ferimentos em três homens. Cerca de um ano antes, outro ataque, no mesmo do estabelecimento, resultou na morte de quatro pessoas, entre elas um policial militar.

Planejamento

35º Batalhão é responsável pelo patrulhamento de Itaboraí

A Secretaria de Estado de Polícia Militar informou que as ações da Corporação no enfrentamento ao crime são planejadas com base em informações de inteligência, tendo como preocupação central a preservação de vidas e sendo pautadas por critérios técnicos e pelas determinações legais atualmente vigentes.

No primeiro trimestre do ano de 2023, 159 prisões foram feitas pelas forças de segurança nos municípios da área de policiamento do 35º BPM durante a atuação para prevenir e coibir práticas delituosas.

A prevenção e o combate aos crimes como homicídio doloso, lesão corporal seguida de morte e latrocínio também estão no escopo das ações desenvolvidas pelas equipes da Polícia Militar nas ruas.

Confronto

No dia 28 de abril, policiais militares do 35ºBPM foram atacados durante patrulhamento na localidade da Reta Velha, no bairro Esperança, no município de Itaboraí, ocorrendo confronto. De acordo com o comando da unidade, após o confronto, os agentes encontraram o corpo de um homem suspeito de participar do ataque à guarnição e de envolvimento em homicídios na área de policiamento do 35° BPM. Uma pistola calibre .40, um carregador e munições foram apreendidos. A ocorrência foi encaminhada para a 71ª DP e para a Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí (DHNSG).

CURTA E SIGA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK CLICANDO AQUI
CURTA E SIGA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM CLICANDO AQUI

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Itaboraí