
Créditos: Foto divulgação
Itaboraí marca um avanço na saúde com o Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior (HMDLJ), reintroduzindo cirurgias ortopédicas após 10 anos. Anteriormente, o hospital estabilizava os pacientes que necessitavam desses procedimentos e os transferia para unidades de saúde referenciadas em trauma.
Com essa reintrodução, os usuários agora terão acesso ao atendimento emergencial na própria unidade, agilizando o processo de recuperação ao realizar procedimentos complementares no HMDLJ.
O secretário municipal de Saúde, Hédio Mataruna, destaca: “Estamos retomando cirurgias ortopédicas no Hospital Leal Júnior.
” Estamos trabalhando diariamente para transformar a Saúde de Itaboraí em referência de atendimento para nossa população.”
Segundo a unidade, os usuários são atendidos na Emergência e, se necessário, vão direto ao centro cirúrgico. Os casos de Alta Complexidade continuarão sendo referenciados para unidades especializadas em trauma.
O coordenador do setor de Ortopedia do HMDLJ, Cassio Cockrane, destaca que a retomada dos procedimentos visa acelerar a recuperação dos pacientes:
“Vamos atuar conforme a demanda dos pacientes, solucionando casos de Baixa e Média Complexidade. Com a chegada de equipamentos especializados, como o intensificador de imagens e fixadores externos para emergências ortopédicas, iremos atuar no controle de danos, diminuindo a morbimortalidade dos casos mais complexos e proporcionando mais celeridade ao atendimento inicial dos pacientes com traumas graves da região.”