Pelo segundo ano consecutivo, a emissão das guias para recolhimento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) em Maricá ocorre em processo exclusivamente digital. A iniciativa da Secretaria de Gestão Tributária e Fiscal facilita a vida dos contribuintes, que podem acessar os documentos para recolhimento do tributo diretamente no site oficial (acesse aqui), sem necessidade de deslocamento.
Desde o dia 10 de janeiro, as guias estão disponíveis para download. Este ano, os descontos para o pagamento em cota única chegam a 15%. Entretanto, o pagamento deve acontecer até 27 de fevereiro. Mas para o contribuinte que optar pelo parcelamento, o desconto chega a até 10%, em até 10 parcelas, dependendo do valor do tributo.
Porém, o acesso ao sistema para emissão das guias, depende do Cadastro Geral do Município (CGM) do cidadão estar atualizado. Todavia, o portal do SIM (Serviços Integrados Municipal) oferece a possibilidade de a atualização também por meio on-line. Basta acessar o site, em seguida clicar na barra lateral “Serviços”. Logo depois, escolher entre as opções “Cidadão” ou “Empresa”, avançando para “Alteração Cadastral” e, por fim, “Cadastrar/Atualizar CGM”.
Segundo a secretária Lawrice Souza, a digitalização do IPTU traz benefícios significativos:
“O IPTU digital oferece diversas vantagens para os cidadãos. Além da comodidade de emitir as guias e realizar pagamentos online, sem precisar sair de casa e se dirigir a alguma unidade do SIM, o maricaense contribui para a sustentabilidade ambiental ao reduzir o uso de papel”, destaca.
Após a geração do boleto, o sistema bancário precisa fazer sua validação, ao passo que esse processo leva cerca de 30 minutos. Então, faz-se necessário aguardar esse período para realização do pagamento. Caso o contribuinte identifique divergência nos valores ou faça o recolhimento de modo incorreto, a Prefeitura orienta a abertura de procedimento administrativo até 30 de junho.
Os postos do SIM também estão aptos para a emissão dos boletos para pagamento do ITPU de forma presencial. Eles estão localizados nos bairros Centro, Inoã, Itaipuaçu e São José do Imbassaí.
Para dúvidas, os canais de atendimento incluem o WhatsApp (21) 96810-2936, bem como o e-mail contatosim@marica.rj.gov.br. Há, ainda, outros contatos telefônicos, tais como: (21) 2637-2053 / (21) 2637-2055 / (21) 2637-3706 (SIM Centro) e (21) 97259-9213 (SIM Itaipuaçu).
Sustentabilidade e Transparência
A modernização não apenas beneficia os contribuintes, mas também melhora a eficiência do trabalho da Prefeitura.
“A transparência é outro ponto forte, permitindo que os contribuintes tenham acesso fácil e claro a todas as informações sobre seus impostos. A ferramenta também simplifica o processo para a prefeitura, otimizando a gestão e o atendimento ao cidadão”, pondera a secretária de Fazenda Lawrice Souza.