Brasil investiga 45 casos suspeitos de intoxicação por metanol

Brasil investiga 45 casos suspeitos de intoxicação por metanol | Sandro Araújo/Agência Saúde DF
O Brasil investiga 45 casos suspeitos de intoxicação por metanol, segundo boletim divulgado nesta sexta-feira (31) pelo Ministério da Saúde.
Até o momento, nove estados analisam notificações suspeitas, com destaque para São Paulo, que lidera com nove investigações. Também há registros em Pernambuco (20), Piauí (5), Paraná (4), Mato Grosso (2), Rio de Janeiro (2), Bahia (1), Mato Grosso do Sul (1) e Tocantins (1).
Casos confirmados e esquema de adulteração
O país soma 59 casos confirmados de intoxicação. A maioria foi registrada em São Paulo (46), único estado com confirmação de bebidas adulteradas com metanol, utilizado ilegalmente em álcool combustível. O esquema fraudulento foi descoberto em 17 de outubro.
Além de São Paulo, há confirmações no Paraná (6), Pernambuco (5), Rio Grande do Sul (1) e Mato Grosso (1). O Ministério da Saúde informou que 682 notificações já foram descartadas após análise laboratorial.
Mortes e investigações em andamento
O país registra 15 mortes relacionadas à intoxicação por metanol — nove em São Paulo, três no Paraná e três em Pernambuco. Há ainda seis óbitos em investigação, sendo dois em São Paulo, dois em Pernambuco, um em Mato Grosso do Sul e um no Rio de Janeiro.
Desde o início da crise sanitária, 40 mortes suspeitas foram descartadas. O Ministério reforçou alertas para evitar o consumo de bebidas de origem duvidosa e orientou que sintomas de visão turva, dor de cabeça intensa e fraqueza sejam investigados imediatamente por profissionais de saúde.
+ MAIS NOTÍCIAS DO BRASIL? CLIQUE AQUI

























