Um internauta foi multado em 60 mil euros, aproximadamente R$ 370,5 mil, e proibido de frequentar eventos esportivos por dois anos devido a insultos racistas contra Vini Jr. na rede social X, anteriormente conhecida como Twitter. A Comissão Estatal contra Violência, Racismo, Xenofobia e Intolerância no Esporte da Espanha anunciou a decisão nesta terça-feira (17).
+ LEIA TAMBÉM: ►Vasco: Vegetti está de repouso para encarar o Palmeiras
A sanção foi classificada como “muito grave” pela comissão. O usuário foi responsável por disseminar de maneira constante “insultos de natureza racista e imagens semelhantes”. Além disso, a comissão encaminhou o caso ao Ministério Público espanhol. Este decidirá se os atos configuram um crime de ódio.
+ MAIS NOTÍCIAS DE ESPORTES? CLIQUE AQUI
Este não é o primeiro caso de punição por ataques racistas direcionados ao jogador brasileiro. Em junho, a Justiça da Espanha condenou três torcedores do Valencia a oito meses de prisão por injúrias contra Vini Jr. A sentença seguiu os ataques racistas ocorridos durante uma partida de futebol.
Em julho, outro internauta foi condenado a oito meses de prisão por fazer comentários racistas em uma versão digital do jornal espanhol ‘Marca’. Os insultos foram dirigidos não só a Vini Jr., mas também ao zagueiro Antonio Rüdiger.