Instabilidade vinda do Paraguai leva chuva forte, vento e granizo ao Paraná

Instabilidade vinda do Paraguai leva chuva forte, vento e granizo ao Paraná | Fernando Frazão/Agência Brasil
A instabilidade avança do Paraguai e deve provocar chuva forte, vento e granizo no Paraná a partir da madrugada desta sexta (12). O Inmet alerta para um período crítico, com precipitação acima de 100 mm e rajadas superiores a 50 km/h, segundo o meteorologista Danilo Siden.
Siden explica que as áreas de instabilidade se formam no Paraguai entre a tarde e a noite desta quinta (11). Elas avançam rapidamente e atingem o Paraná entre a madrugada e a manhã de sexta, com continuidade até sábado. O alerta inclui chuva volumosa, granizo e ventos pontualmente fortes.
Instabilidade vai avançar para outros estados
A partir de sábado, o sistema se desloca do Paraná para São Paulo, sul de Minas e sul do Rio de Janeiro, mantendo risco de chuva intensa.
O sul de Minas, norte do Rio, São Paulo, Santa Catarina e Espírito Santo continuam vulneráveis por causa do ciclone extratropical, que atua desde segunda (8) e provocou estragos no RS, PR, SC e SP.
Mesmo afastado para o oceano na altura do Rio Grande do Sul, o ciclone ainda altera o clima em diversas regiões. O Inmet mantém aviso de rajadas de 50 km/h, mas com intensidade menor do que a registrada nesta quarta (10).
Siden afirma que o Inmet divulgará, ainda nesta quinta, um comunicado nacional sobre os efeitos do ciclone e da nova área de instabilidade.



























