

INSS suspende contrato com Crefisa após reclamações de beneficiários | José Cruz/Agência Brasil
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou, nesta quinta-feira (21), a suspensão cautelar do contrato com a Crefisa, operadora financeira responsável pelo pagamento de benefícios previdenciários. A decisão foi tomada após uma série de reclamações de aposentados e pensionistas sobre falhas e irregularidades nos serviços prestados.
Segundo o INSS, a suspensão vale para novos pagamentos de benefícios e tem como objetivo interromper as irregularidades até o fim da apuração dos processos em andamento.
+ MAIS NOTÍCIAS DO BRASIL? CLIQUE AQUI
Entre as denúncias feitas por beneficiários, estão a dificuldade ou impedimento de saque integral dos valores, coação para abertura de contas, venda casada de produtos, além da falta de estrutura adequada nas agências. A lista inclui longas filas, ausência de caixas eletrônicos e espaços físicos inadequados.
O despacho, publicado no Diário Oficial da União, foi assinado pelo presidente do INSS, Gilberto Waller, que apontou o descumprimento de cláusulas contratuais.
Em nota, a Associação Brasileira de Procons (ProconsBrasil) classificou a suspensão como “correta” e sugeriu que certidões negativas de reclamações ao consumidor passem a ser exigidas nos processos de licitação.