
Prazo de inscrição do Enem 2025 vai até 6 de junho | José Cruz/Agência Brasil
A inscrição para o Enem 2025 começou nesta segunda-feira (26) e segue até o dia 6 de junho. O cadastro deve ser feito exclusivamente na Página do Participante, disponível no site oficial do Inep.
A autarquia reforça que o processo só é válido por meio dos canais oficiais. Qualquer outro site, aplicativo ou meio alternativo é considerado fraude.
“Qualquer outra plataforma ou canal não autorizado configura tentativa de fraude”, diz o Inep em nota.
A taxa de R$ 85 poderá ser paga por Pix, boleto, cartão de crédito ou débito em conta. O prazo vai até 11 de junho e não será prorrogado.
As provas serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro em todo o Brasil. O exame terá quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha, além da redação.
No primeiro domingo, os candidatos farão as provas de língua portuguesa, língua estrangeira (inglês ou espanhol), história, geografia, filosofia, sociologia e redação. O tempo total será de 5h30.
+ MAIS NOTÍCIAS DO BRASIL? CLIQUE AQUI
Na semana seguinte, será a vez das provas de matemática, química, física e biologia. Nessa etapa, os estudantes terão 5 horas para resolver as questões.
Os portões abrem às 12h e fecham às 13h. A prova começa às 13h30, no horário de Brasília.
A reaplicação ocorrerá nos dias 16 e 17 de dezembro, apenas para quem tiver problemas logísticos ou estiver com doenças infectocontagiosas devidamente comprovadas.
Considerado o principal acesso ao ensino superior no país, o Enem serve como porta de entrada para universidades públicas por meio do Sisu, além de programas como o Prouni e o Fies.