Brasil

Inmet prevê chuvas no Norte e Sul do país na primeira semana de maio

Inmet prevê chuvas no Norte e Sul do país na primeira semana de maio

Inmet prevê chuvas no Norte e Sul do país na primeira semana de maio | Divulgação/Concresul

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou nesta quinta-feira (2) a previsão do tempo para a primeira semana de maio, indicando a continuidade da tendência de chuvas acima da média em grande parte das regiões Norte e Sul do Brasil.

Segundo o instituto, a precipitação também deve afetar áreas do leste da Região Sudeste, dos estados do Rio Grande do Norte e Paraíba, e em pontos específicos do centro-sul da Região Nordeste, até o dia 6 de maio.

O Inmet manteve o alerta de perigo potencial para parte do Rio Grande do Sul até às 13h desta quinta-feira (2), devido à atuação de um sistema frontal no Sul do país. As fortes chuvas na região já causaram 13 mortes e 21 pessoas seguem desaparecidas. A previsão para o estado indica chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos entre 40 e 60 km/h.

“A semana se inicia com tempestades devido à área de baixa pressão atmosférica que favorece a formação de instabilidades no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Entre quarta e quinta-feira, um sistema frontal sobre o oceano intensifica a chuva nestas áreas, com volumes significativos e mais abrangentes, acompanhados de trovoadas e rajadas de vento”, explica o Inmet.

Ainda de acordo com o instituto, a semana poderá apresentar grandes acumulados de chuva, ultrapassando 70 milímetros (mm) em algumas regiões do Norte do país. Essa intensificação se deve à combinação do calor, alta umidade e à atuação da Zona de Convergência Intertropical, que contribuem para a formação de instabilidades e chuvas intensas na região.

► Leia mais notícias sobre Brasil aqui

O Inmet destaca que o norte do Amazonas, do Pará, de Roraima e o Amapá devem registrar os maiores volumes de chuva, com valores superiores a 70 mm. Nessas áreas, a precipitação pode vir acompanhada de raios, rajadas de vento e trovoadas. Nas demais regiões do Norte, pancadas de chuva isoladas com menores acumulados também são previstas.

Para o Nordeste, a aproximação da Zona de Convergência Intertropical pode trazer chuvas na faixa norte da região. Na costa leste, os acumulados podem superar 40 mm, principalmente no SEaLB (Sergipe, Alagoas e Bahia). No litoral da Bahia, as instabilidades persistem devido ao transporte de umidade do oceano para o continente. Já no interior nordestino, a previsão é de tempo quente e seco.

Assim, nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, o Inmet prevê tempo quente e seco, com exceção de áreas de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, onde chuvas rápidas e passageiras são esperadas.

Dessa forma, entre 7 e 15 de maio, o Inmet prevê a continuidade das chuvas em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, com pancadas que podem superar 80 mm no norte do Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina. No restante da região Sul, os acumulados devem ser menores.

► Leia mais notícias sobre Brasil aqui

Contudo, já para a Região Norte, a previsão é de acumulados de chuva maiores que 70 mm em grande parte da região, com exceção de áreas do Acre, Tocantins, Rondônia e centro-sul do Pará, onde os volumes devem ser inferiores a 20 mm.

Sendo assim, no Nordeste, a expectativa é de chuva em forma de pancada, com volumes que podem superar 60 mm no norte dos estados do Maranhão, Piauí, Ceará e na faixa leste da região. Assim, nas demais áreas nordestinas, os acumulados de chuva devem ser menores.

Por fim, nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, a previsão do Inmet indica tempo seco e quente em grande parte das áreas, com exceção do Espírito Santo, onde chuvas rápidas e passageiras são possíveis.

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Brasil