
Inmet prevê chuvas dentro da média em agosto no Brasil | Paulo Pinto/Agência Brasil
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que agosto terá chuvas próximas à média histórica na maior parte do Brasil. Algumas regiões, porém, podem registrar volumes acima ou abaixo do padrão.
No Norte, a previsão é de índices dentro da climatologia, mas áreas do noroeste do Amazonas, nordeste de Roraima e do Pará podem ter até 50 mm a mais que a média. Já no centro-sul de Roraima e no centro do Pará, a chuva deve ficar abaixo do esperado.
No Nordeste, a maior parte dos estados terá precipitações na média. Exceções aparecem nas faixas litorâneas do nordeste da Bahia, Sergipe, Pernambuco e Paraíba, onde volumes podem ultrapassar 80 mm.
+ MAIS NOTÍCIAS DO BRASIL? CLIQUE AQUI
No Sudeste e Centro-Oeste, os acumulados tendem a ficar na média, com ausência de chuva em áreas onde o clima seco é normal nesta época. Mas no centro-sul de Mato Grosso do Sul, sudoeste de Minas Gerais e centro do Espírito Santo, podem ocorrer acumulados acima de 40 mm.
No Sul, a previsão também aponta chuvas próximas à média. Os menores volumes devem ocorrer no norte do Paraná, entre 60 mm e 80 mm. Já no noroeste do Rio Grande do Sul e oeste do Paraná, a expectativa é de 50 mm acima da média.