Rio de Janeiro - Capital

Infraestrutura no Jardim Maravilha avança com novas obras

Infraestrutura no Jardim Maravilha avança com novas obras | Marcelo Piu/Prefeitura do Rio

A primeira fase das obras de urbanização do Bairro Maravilha, no Jardim Maravilha, foi entregue neste sábado (22) pela Fundação Rio-Águas. A intervenção incluiu infraestrutura de drenagem, redes de esgoto e abastecimento de água, além de pavimentação e calçadas acessíveis em 27 ruas. O investimento total foi de R$ 50,9 milhões.

Para reduzir os impactos das chuvas, foram construídos 5,3 km de galerias de drenagem, 10,6 km de rede de esgoto e 12,4 km de rede de abastecimento de água. Além disso, foram implantados 49,8 mil metros quadrados de pavimentação e 27,9 mil metros quadrados de calçadas adaptadas.

A região também recebeu uma nova área de lazer na Avenida Barão de Cocais, com um parquinho para crianças.

“As obras no Jardim Maravilha representam um grande avanço. Parte dos moradores já poderá dormir tranquila, e isso é motivo de celebração. O trabalho realizado trouxe melhorias significativas. Nossa prioridade foi garantir uma infraestrutura eficiente para um local historicamente afetado por enchentes. Para resolver definitivamente o problema, estamos adotando uma solução inovadora inspirada nos diques da Holanda, criando uma barreira que protege a região. Esse é um projeto pensado para transformar a qualidade de vida da população e preparar o bairro para um futuro mais seguro”, disse o prefeito Eduardo Paes, que esteve no local neste sábado (22).

Segunda fase: contenção de cheias e melhorias estruturais

A próxima etapa das obras contará com tecnologias inspiradas em projetos holandeses para conter enchentes no Rio Cabuçu-Piraquê e viabilizar melhorias estruturais na área. A prefeitura informou que um dique de 3,4 km será construído ao redor do rio, funcionando como uma barreira de até 2,5 metros de altura para conter alagamentos.

+ MAIS NOTÍCIAS DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI

Além disso, serão implantados reservatórios abertos e um parque fluvial de aproximadamente 460 mil metros quadrados. Durante períodos de chuva, essa área verde auxiliará no escoamento e retenção da água.

Os reservatórios, conhecidos como “piscinões”, terão capacidade para armazenar até 225 milhões de litros de água, o equivalente a mais de 12 unidades dos reservatórios da Praça da Bandeira.

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *