Nesta quarta-feira (05), Dia Mundial do Meio Ambiente, equipes do programa Limpa Rio, do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), iniciaram a limpeza das margens do Rio Colubandê, em São Gonçalo. A ação, em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Meio Ambiente, visa remover resíduos e detritos do rio, facilitando o fluxo da água e prevenindo alagamentos.
+ LEIA TAMBÉM: ►São Gonçalo ruge com Encontro Nacional de Motociclistas
Sendo assim, o programa Limpa Rio, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, tem como objetivo realizar a manutenção e a limpeza dos leitos e margens de corpos hídricos em todo o estado. Assim, a iniciativa é fundamental para garantir o bom funcionamento dos rios, evitando o acúmulo de lixo que impede a passagem da água e contribui para a ocorrência de alagamentos.
+ MAIS NOTÍCIAS DE SÃO GONÇALO? CLIQUE AQUI
Dessa forma, a limpeza do Rio Colubandê era uma solicitação antiga dos moradores do bairro, que em 2010 sofreram com alagamentos após o transbordamento do rio.
“Ver essa limpeza aqui no Rio Colubandê é algo que me deixa muito feliz. Desde já, agradeço aos envolvidos e ao prefeito Capitão Nelson também por essa ajuda. Agora, eu me sinto uma cidadã do Colubandê”, afirmou Maria Lúcia Borges, síndica de um prédio próximo ao rio.
Enfim, além do Rio Colubandê, o programa Limpa Rio também está realizando a limpeza de outros rios do município, como nos bairros do Camarão, Luiz Caçador e Trindade.