
Foto: Agência Espacial Indiana
Uma nave indiana não tripulada pousou com sucesso na Lua nesta quarta-feira (23), em uma região pouco explorada próxima ao polo sul. O primeiro-ministro do país classificou o acontecimento como “histórico”. A Organização Indiana de Pesquisa Espacial (ISRO) anunciou que a nave chamada “Chandrayaan-3” realizou um pouso perfeito, sendo aplaudida pelos engenheiros responsáveis.
Enquanto isso, a China está avançando na corrida espacial e tem planos de enviar astronautas à Lua antes de 2030, com o objetivo de construir uma base no nosso satélite natural. Com investimentos bilionários, o programa espacial chinês vem conquistando feitos impressionantes nos últimos anos, como a aterrissagem de uma nave no lado oculto da Lua em 2019 e o retorno de uma nave com amostras lunares em 2020, após mais de quatro décadas. Além disso, a China conseguiu pousar com sucesso um pequeno robô em Marte este ano.
Enquanto a Índia e a China avançam em suas missões espaciais, os Estados Unidos estão se preparando para retornar à Lua com o programa Artemis. A NASA planeja enviar astronautas, incluindo a primeira mulher e o primeiro homem negro, para o solo lunar até 2025.
“Leia mais notícias Internacionais aqui”
O objetivo é construir uma base na superfície lunar e uma estação espacial em órbita, como preparação para futuras missões a Marte. No entanto, a SpaceX, empresa de Elon Musk, enfrentou um revés quando seu foguete Starship explodiu durante o primeiro teste em abril passado.
Enquanto isso, a Rússia está prestes a lançar sua primeira nave espacial à Lua desde 1976. Conhecida como Luna-25, essa missão faz parte de um projeto em conjunto com a China para a possível construção de uma base lunar em órbita.
A cooperação da Rússia com potências espaciais ocidentais praticamente se reduziu a zero devido à invasão da Ucrânia. Apesar das sanções impostas pelo Ocidente, o presidente Vladimir Putin afirmou que a Rússia continuará implementando seu programa lunar.
Com o avanço dessas nações na exploração espacial, estamos presenciando uma nova era na corrida pela Lua e além. A conquista da Índia, o progresso da China, os planos dos Estados Unidos e a retomada da Rússia indicam um futuro emocionante para a exploração do espaço.