Estado do Rio de Janeiro

Inauguração do mercado com 11 lojas no Parque Susana Naspolini

Nesta sexta-feira, 9 de junho, o prefeito Eduardo Paes e o presidente da Fundação Parques e Jardins, Julio Villas Boas, entregaram as obras de 11 lojas no Parque Realengo Susana Naspolini, na Zona Oeste. O projeto é a primeira benfeitoria finalizada no que será uma área de lazer com cerca de 77 mil metros quadrados, com um investimento de aproximadamente R$ 72 milhões. A construção das lojas, de 9 metros quadrados cada, foi organizada como um mercado popular para alocar o comércio existente anteriormente na área. Além disso, um espaço multiuso foi construído ao lado do mercado, com o intuito de receber feiras e eventos, dentre outras atividades.

O Parque Realengo está sendo erguido em um antigo terreno do Exército, na esquina das ruas General Raposo e Carlos Venceslau. O espaço verde é uma das metas do Planejamento Estratégico da Prefeitura do Rio até 2024 e está sendo desenvolvido para beneficiar toda a Região Metropolitana, considerando sua proximidade com a Transolímpica. O parque terá sete acessos para a população, uma área com um bosque de 11.200m², uma horta e um pomar, além de um espaço de 3.500m² com oito núcleos de churrasqueiras e áreas infantis completamente direcionadas para bebês e crianças de diferentes idades.

No entanto, o Parque Susana Naspolini também se destaca pela implementação de soluções ecofriendly para adaptar a cidade aos desafios das mudanças climáticas. Uma área de 7.209m² do Parque terá biovaletas, com jardins e vegetação planejados para a captação da água da chuva. A água ficará armazenada até ser direcionada ao sistema de drenagem da cidade, evitando possíveis inundações. As torres de 17, 25 e 40 metros também terão a função de minimizar a temperatura elevada da região, borrifando água nos visitantes. O projeto do Parque Realengo é inspirado em referências internacionais, como o Gardens By The Bay, de Cingapura, e promete ser uma das maiores áreas de lazer da região.

Além disso, os visitantes poderão desfrutar de áreas para a prática de esportes, como campo de futebol, duas quadras poliesportivas, quadra de basquete 3×3, skate park e muro de escalada. O Parque Realengo contará também com uma área cultural, integrando as ruínas existentes no local a um novo espaço cultural que será construído.

Com todos esses recursos, o Parque Realengo tem como objetivo se tornar um ponto de referência para a Zona Oeste, qualificando a área e elevando a qualidade de vida da população. A população poderá aproveitar um espaço verde de grande porte, com possibilidades de aprendizado, área para praticar esportes, cultura, alimentação e lazer em família. A entrega das chaves das lojas foi acompanhada pelos secretários municipais da Casa Civil, Eduardo Cavaliere, de Meio Ambiente e Clima, Tainá de Paula, e Especial de Cidadania, Renato Moura, além do subprefeito da Grande Bangu, Robson Chocolate.

 

CURTA E SIGA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK CLICANDO AQUI
CURTA E SIGA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM CLICANDO AQUI

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *