
Ilha Fiscal volta a receber visitantes. Foto: Pedro Kirilos/Riotur
Após um longo período de reformas, a Ilha Fiscal está prontinha para receber novamente os visitantes. Localizada no coração da cidade do Rio de Janeiro, essa pequena ilhota é famosa por ter sido o epicentro do último baile do Império, antes da Proclamação da República. Agora, reabre suas portas para proporcionar uma experiência única e nostálgica aos seus visitantes.
Como chegar
A jornada começa no Espaço Cultural da Marinha, ao lado da Praça Quinze. Se o clima cooperar, a chegada será feita pelo mar, a bordo de uma charmosa escuna. Caso contrário, a opção é um micro-ônibus, já que, em 1930, foi construída uma conexão com o continente. Com apenas 1.500 metros quadrados, a ilha é pequena e tem como destaque um castelo verde neogótico, com suas torres pontiagudas impressionantes.
Estilo neogótico provençal
A arquitetura do castelo, pouco encontrada no Brasil, é uma das principais atrações. Projetada pelo engenheiro Adolfo Del Vecchio, a construção apresenta detalhes em cantaria, vitrais fenomenais que retratam figuras heráldicas e um mosaico incrível no piso, com 14 tipos de madeira. Inaugurado em 27 de abril de 1889, as obras para construção do palácio duraram oito anos. O conceito arquitetônico se inspirada nas construções francesas do século XIV, em estilo neogótico provençal.
Durante a visita, conduzida por um guia experiente, os turistas terão acesso ao interior do castelo, incluindo o salão cerimonial, a torre principal e um terraço, onde é possível apreciar uma vista deslumbrante da cidade.
O último baile do Império
Dentro do castelo, há um pequeno espaço expositivo, repleto de itens interessantes, que vão desde móveis de época até fotografias, cartas náuticas e um quadro que retrata o famoso baile, chamado “O último baile da Ilha Fiscal”, de Aurélio de Figueiredo. Essa pintura monumental, hoje no Museu Histórico Nacional, reproduz com fidelidade a festa que marcou a história do Brasil em 1889. Naquela ocasião, os salões se transformaram em pistas de dança, enquanto a área externa se tornou um banquete requintado.
Na fachada do castelo, podemos encontrar o brasão da família Bragança, um dos poucos símbolos monárquicos que escaparam da fúria republicana. Outro destaque é a luxuosa Galeota Dom João VI, uma embarcação de madeira que agora está exposta ao lado do castelo. Com 27 metros de extensão e cerca de 30 toneladas, essa galeota é a única em todo o Hemisfério Sul. Movida por mais de 30 remadores, ela transportava monarcas e visitantes ilustres em pequenos trajetos.
Além do palácio
Além da visita à ilha, o Espaço Cultural da Marinha oferece outros atrativos, como passeios marítimos pela Baía de Guanabara, onde é possível admirar a beleza da cidade a partir de uma perspectiva diferente. No local, também é possível conhecer o submarino museu Riachuelo e o helicóptero Sea King, entre outras atrações.
Se você está ansioso para fazer essa imersão no passado glorioso do Império, não perca mais tempo! A Ilha Fiscal aguarda você de braços abertos, pronta para te fascinar com sua história e beleza surpreendentes. Garanta seu ingresso no local ou através do site Ingresso Com Desconto a R$ 50 (por pessoa). Esta é uma oportunidade única de reviver um capítulo importante da nossa história. Não perca!