PolíciaRio de Janeiro - Capital

Igrejas fecham as portas por ordem do tráfico, aponta denúncia

Igrejas fecham as portas por ordem do tráfico, aponta denúncia

Igrejas fecham as portas por ordem do tráfico, aponta denúncia | Reprodução/Redes Sociais

Moradores da Zona Norte do Rio de Janeiro estão em pânico após o chefe do tráfico do Complexo de Israel, Álvaro Malaquias Santa Rosa, conhecido como Peixão, ordenar o fechamento das igrejas católicas dos bairros Brás de Pina e Parada de Lucas neste sábado (06). Segundo denúncias, bandidos armados foram enviados às paróquias para obrigar a interrupção das atividades religiosas.

+ LEIA TAMBÉM: ►Reflorestamento aéreo: Campo Grande utiliza drones para tarefa

Ao menos três igrejas confirmaram o fechamento temporário em suas redes sociais: Paróquia Santa Edwiges, Paróquia Nossa Senhora da Conceição e São Justino, e Paróquia Santa Cecília. As missas, reuniões e atividades paroquiais foram suspensas até segunda ordem, causando apreensão e tristeza entre os fiéis.

Um arraiá que aconteceria na Paróquia Santa Edwiges também foi cancelado devido à ordem de Peixão. A intolerância religiosa do traficante, que já expulsou moradores por suas crenças e atacou centros religiosos afro-brasileiros, é motivo de terror na comunidade.

+ MAIS NOTÍCIAS DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI

Peixão, líder da facção Terceiro Comando Puro (TCP), é conhecido por ostentar símbolos de Israel, como a Estrela de Davi, em seu território, que abrange as comunidades Cidade Alta, Vigário Geral, Parada de Lucas, Cinco Bocas e Pica-pau. Contra ele, há 9 mandados de prisão em aberto por crimes como tráfico de drogas, homicídio e ocultação de cadáver.

A Polícia Militar e a Arquidiocese do Rio ainda não se pronunciaram sobre o caso.

A religiosidade de Peixão é tão peculiar que ele se autoproclama “Arão, o profeta de Deus”, irmão de Moisés, nome também adotado por sua quadrilha, a “Tropa do Arão”. O Complexo de Israel, segundo investigações, seria uma referência à “terra prometida”.

+ MAIS NOTÍCIAS DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI

Símbolos como a bandeira de Israel e a Estrela de Davi marcam o território dominado pelo traficante, inclusive com uma enorme estrela visível a quilômetros de distância na Cidade Alta. As ostentações de Peixão incluem casas luxuosas com piscina, lago artificial, academia e até uma cozinha com eletrodomésticos novos.

Em 2023, a Polícia Militar encontrou três dessas residências na Para-Pedro. Em outra, descoberta pela Polícia Civil, havia uma pichação com a imagem de Jerusalém, soldados e a estrela de Davi, além de uma academia moderna e um banheiro com hidromassagem.

+ LEIA TAMBÉM: ►Local onde material radioativo furtado foi encontrado está seguro

Em abril deste ano, dois homens foram presos instalando câmeras de monitoramento a pedido de Peixão para vigiar as ruas e a ação da polícia.

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Polícia