Leste FluminenseNiterói

Idosos terão acesso à informática com curso gratuito em Niterói

Idosos terão acesso à informática com curso gratuito

Foto: Divulgação – Ascom

A população 60+ de Niterói acaba de ganhar uma opção de modernização e adaptação à era digital. Na Plataforma Urbana Digital da Engenhoca, na Zona Norte, 25 pessoas com mais de 60 anos estão participando do Curso Informática Básica para a Melhor Idade. Na última terça-feira (22), os estudantes aprenderam a solicitar serviços públicos no Portal de Serviços de Niterói.

A convite da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SMCTI), responsável pela Plataforma da Engenhoca, a equipe da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão (SEPLAG) ministrou uma das aulas. Durante o curso, os participantes exploraram aspectos da tecnologia que impactam suas vidas diárias, além de entender as vantagens de um Governo Digital para a população.

“A cidade inteligente que desejamos está se tornando realidade para todos. O Direito Digital dos cidadãos está sendo exercido não apenas através do letramento digital, mas também através de políticas públicas e acesso às tecnologias. A equipe da PUD da Engenhoca e o gestor Gustavo Marinho da SMCTI estão realizando um trabalho excepcional!”, destacou Valéria Braga, secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação.

“Leia mais notícias sobre Niterói aqui”

O Portal de Serviços oferece informações sobre mais de 300 serviços municipais, sendo 48 deles digitais. Os usuários devem acessar o Portal de Serviços (www.servicos.niteroi.rj.gov.br) ou o aplicativo “Niterói Serviços ao Cidadão” e fazer login com a conta da plataforma Gov.Br. Através dessa plataforma online, é possível solicitar serviços digitais, sendo que o cadastro pode ser feito em sso.acesso.gov.br. Após fazer o login, o usuário deve encontrar o serviço desejado e clicar em “Solicite aqui”, preenchendo o formulário necessário e anexando os documentos solicitados. Para acompanhar o pedido, basta clicar em “Acompanhe suas solicitações” no Portal de Serviços ou no aplicativo “Niterói Serviços ao Cidadão”.

Durante o curso, a equipe da SEPLAG também divulgou a transformação digital do Cartão de Estacionamento para Pessoa Idosa e Gestante, que está disponível no Portal de Serviços desde 25 de julho. Para implementar o serviço digital, a SEPLAG realizou uma pesquisa com a população idosa, visando facilitar o acesso online. Foi aplicado um questionário com dez perguntas pela NitTrans em maio, onde quase 70% dos entrevistados indicaram que desejavam utilizar o serviço de forma digital. Em apenas um mês, mais de 330 cartões já foram solicitados.

 

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *