Leste FluminenseNiterói

Icaraí vira um mar de rosas em alerta ao câncer de mama

Neste sábado (7), a Praia de Icaraí, em Niterói, foi palco de uma importante manifestação em alerta ao câncer de mama e de colo de útero. Centenas de pessoas se reuniram para participar da tradicional “Caminhada Rosa”, um evento que visa conscientizar sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce destas doenças.

A concentração começou às 8:30, na Reitoria da UFF, e a caminhada teve início cerca de uma hora depois. As participantes, de diversos gêneros, e sobretudo vestidas de rosa, percorreram a orla da praia, chamando a atenção para a causa.

Vereador Paulo Eduardo Gomes (Psol) participou da caminhada. “Conversamos com a população sobre a importância da prevenção”, disse.

O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Em 2022, foram estimados 66.280 novos casos da doença no país, o que representa 29,7% de todos os casos de câncer entre as mulheres.

O diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento do câncer de mama. Estima-se que, quando detectado em fase inicial, as chances de cura sejam superiores a 90%.

A escola de samba Unidos do Viradouro apoiou o evento. Tanto na divulgação, em suas redes sociais, bem como com a “caixa rosa”

O samba, a conscientização e a solidariedade estão em harmonia. Juntos, sempre, na luta contra o câncer de mama, publicou a agremiação.

Binho Guimarães, vereador licenciado, ao lado de Christa Vogel Grael (ao centro), primeira-dama de Niterói, e Madelon Cony, organizadora do evento| Reprodução

A “Caminhada Rosa” se mostra uma importante oportunidade de chamar a atenção para a importância da prevenção do câncer de mama. O evento também é um espaço de empoderamento feminino, pois reforça a mensagem de que as mulheres devem se cuidar e lutar por sua saúde.

Anamaria Schneider, secretária de Saúde de Niterói, destacou a importância de unir forças na Caminhada Anual de Conscientização ao Câncer de Mama.

A cada passo, reafirmamos nosso compromisso com a saúde e bem-estar da nossa comunidade e das mulheres da nossa cidade. Juntos e juntas somos mais fortes”, comentou.

Fila zerada

Além disso, essa semana, Anamaria Schneider, destacou a importância do Programa “Niterói Mulher”. Em suma, a iniciativa permitiu zerar a fila de espera por cirurgias de câncer de mama e colo de útero.

“Mais de 300 cirurgias já foram realizadas no Hospital Municipal Oceânico Gilson Cantarino. Com a ampliação das ações, Niterói tem garantido a promoção à saúde, tratamento e reabilitação das pacientes com câncer, oferecendo o suporte necessário”, afirmou.

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *