Leste FluminenseNiterói

IBGE testa Censo Nacional de população em situação de rua em Niterói

IBGE testa Censo Nacional de população em situação de rua em Niterói

Foto: Divulgação – Prefeitura de Niterói

O IBGE, em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos, Desenvolvimento Social e a prefeitura de Niterói, está realizando o teste inicial do primeiro Censo Nacional de população em situação de rua. A fase de testes, que começou em Niterói e irá até o próximo dia 8, envolve reuniões, treinamentos, seminários e atividades de campo nos principais locais de concentração da cidade.

Para facilitar o processo, foi formalizado um Grupo de Trabalho Interinstitucional (GTI) composto por representantes do IBGE, IPEA, MPO, MDS, MDHC e UNFPA. O GTI terá vigência até 2026 e será responsável por estabelecer aspectos metodológicos relacionados à coleta de informações sobre o tamanho e perfil da população em situação de rua em Niterói.

Uma das principais metas do GTI é propor metodologias para os testes que serão realizados em 2024 do Censo Nacional dessa população. A semana atual, de 5 a 7 de dezembro, será dedicada à coleta de dados durante a noite. No dia 8, ocorrerá um Seminário de avaliação dos dados coletados.

“Leia mais notícias sobre Niterói aqui”

Niterói foi escolhida para a realização desses testes devido às condições adequadas oferecidas pelo município, de acordo com a avaliação do IBGE em conjunto com o GTI. O prefeito Axel Grael ressalta a importância dessa pesquisa para a cidade, afirmando que os resultados trarão elementos complementares aos dados já disponíveis e contribuirão para a garantia de direitos e o avanço de Niterói como uma cidade mais humana, sustentável e socialmente justa.

O Secretário de Assistência Social e Economia Solidária de Niterói, Elton Teixeira, destaca a relevância dos dados do Censo Nacional de população em situação de rua na formulação de políticas públicas. Segundo ele, o levantamento será uma ferramenta fundamental para compreender o perfil da população em situação de rua de Niterói, incluindo suas origens, hábitos de vida e as causas que levam ao seu modo de vida atual. Essas informações serão de extrema importância para aprimorar as políticas públicas voltadas a essa população.

 

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *