
IBGE acelera dados sobre endereços para auxiliar no RS | Divulgação
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) antecipou a divulgação dos microdados do Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos (CNEFE) para auxiliar nos trabalhos de resposta à calamidade que assola o Rio Grande do Sul.
+ LEIA TAMBÉM: ►Jovem que matou os pais não se arrepende e diz: “Faria tudo de novo”
O levantamento traz informações detalhadas sobre os 106 milhões de endereços residenciais e comerciais do país, possibilitando o georreferenciamento de cadastros oficiais e a identificação de populações vulneráveis.
Os microdados do CNEFE permitem identificar, por exemplo, se os domicílios são particulares ou coletivos, além de detalhar o tipo de estabelecimento comercial (agropecuário, de ensino, de saúde, religioso, etc.).
+ MAIS NOTÍCIAS DO BRASIL? CLIQUE AQUI
Essas informações são essenciais para direcionar o auxílio às pessoas atingidas pelas inundações e para o planejamento da reconstrução das áreas afetadas.
Assim, inicialmente prevista para 14 de junho, a divulgação dos microdados foi antecipada pelo IBGE em resposta à urgência da situação no RS. Contudo, os dados já estão disponíveis no site do IBGE e podem ser consultados por qualquer pessoa.
+ LEIA TAMBÉM: ►RS: Número de mortos por inundações sobe para 161
Enfim, os temporais que assolam o Rio Grande do Sul já deixaram 161 mortos, 806 feridos e 85 pessoas desaparecidas, segundo dados da Defesa Civil. Assim, a ajuda do IBGE com o georreferenciamento de endereços e a identificação de populações vulneráveis. Isso, é crucial para minimizar os impactos da tragédia e auxiliar na reconstrução do estado.

Portal de Notícias Folha do Leste faz campanha pelo Rio Grande do Sul