
Vídeo mostra fogo à distância em incêndio num hotel abandonado, na Rua Visconde de Itaboraí, que “hospeda” população em situação de rua e dependentes químicos em Niterói, enquanto Bombeiros chegam para controlar as chamas | Reprodução
Enquanto as obras de revitalização do Centro de Niterói avançam em diversas frentes, as situações de abandono de diversos imóveis antigos na cidade geram riscos e ainda desafiam a vontade do poder público de solucionar todos os problemas do bairro. Um prédio em situação precária, na Rua Visconde de Itaboraí, que outrora sediou um hotel, nesta quinta-feira (1º/5) teve seu destino selado. Abandonada por seus donos – e, a princípio, habitada por pessoas em situação de rua e drogadição – a edificação sucumbiu diante de um incêndio de grande proporção.
O fogo, de origem ainda desconhecida, teve início no final da tarde ao passo que, suas labaredas, rapidamente, destruíam o resto de alvenaria do edifício já em ruínas. A vizinhança acionou o Corpo de Bombeiros para a ocorrência por volta das 17h. De forma heroica e bravia – como sempre – os militares do quartel de Niterói enfrentaram as chamas. Após cerca de duas horas de batalha, às 19h33, enfim o fogo foi debelado.
Enquanto isso, nas ruas próximas, agentes e operadores de trânsito da NitTrans, juntamente com a Guarda Municipal e Polícia Militar, isolavam o perímetro. Ao mesmo tempo, também orientavam o trânsito, que chegou a ficar engarrafado.
O prédio em chamas fica em uma importante região da cidade, perto da sede da Polícia Federal e da Rodoviária de Niterói. Não há, até então, informações sobre vítimas. A preocupação se dá, sobretudo, por conta da ocupação do local por pessoas em situação de rua, sendo parte deles dependentes químicos. Entretanto, algumas pessoas receberam assistência por equipes da Prefeitura de Niterói no local.
Providências tomadas pelo poder público
A Defesa Civil de Niterói já realizou vistoria técnica no imóvel. O órgão informou que, por risco de haver desabamento, realizou a interdição.
“A interdição foi necessária pelo mau estado de conservação, somado ao madeiramento da edificação atingido pelo fogo”, informou.
+ MAIS NOTÍCIAS DO LESTE FLUMINENSE? CLIQUE AQUI
Uma família composta por um casal e criança recebeu atendimento no local de agentes da secretaria municipal de Assistência Social e Economia Solidária. Além deles, outras quatro pessoas, em idade adulta também passaram por avaliação. Porém, mesmo diante da oferta de abrigo e de serviços socioassistencias pelos representantes do poder público, eles não aceitaram o amparo.
“Todos informaram que não necessitavam do serviço porque iriam buscar apoio na casa de familiares e de amigos. Também foi preenchido um formulário de atendimento de situação de emergência e calamidade pública e todos foram orientados e encaminhados para atendimento no CRAS”, disse a Assistência Social em nota.
Rua Visconde de Itaboraí teve incêndio semelhante em 2023

Fogo consome casarão na Rua Visconde de Itaboraí, no Centro, no dia 30 de setembro de 2023, em Niterói, mesma via onde fica o mesmo hotel abandonado do vídeo desta reportagem | Reprodução
Vídeo
+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI