O Hospital Estadual Carlos Chagas (HECC) comemora hoje 86 anos de atuação na rede de saúde do estado. Em celebração à data, o Secretário de Estado de Saúde, Dr. Luizinho, inaugurou novas instalações na unidade.
A Central de Material e Esterilização (CME) e a Sala Satélite contam agora com equipamentos modernos, além da remodelação completa da sala de trauma.
Com foco em oferecer atendimento rápido e preciso às vítimas de acidentes, a sala de trauma foi renovada com instalação de painéis modulares para gases medicinais e protetores de parede para macas. O novo piso vinílico oferece mais conforto térmico e facilidade na limpeza.
Já a CME possui agora duas autoclaves para esterilização de materiais cirúrgicos, passando a contar com um método mais eficaz para eliminar microrganismos. Na Sala Satélite, foi instalada uma termodesinfectadora para a limpeza de materiais respiratórios.
Durante a inauguração, o coral do hospital, formado por enfermeiros, médicos e técnicos, se apresentou para os presentes. A paciente Bianca Alexandra, que passou pela cirurgia de vesícula na unidade, agradeceu pelo atendimento recebido.
Cinco unidades parceiras da instituição foram homenageadas durante o evento: Hemorio, Hospital Central da Aeronáutica (HCA), Hospital da Mulher Heloneida Studart, Hospital Maternidade Alexander Fleming e Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro (IECAC).
O HECC, administrado pela Fundação Saúde, contém atualmente 200 leitos, realizando uma média de 3 mil atendimentos por mês, incluindo 600 internações, 350 cirurgias e 58 mil serviços auxiliares, como ultrassonografia, colonoscopia, entre outros exames.