Rio de Janeiro - Capital

Homem que jogou cão em caçamba é indiciado por maus-tratos – Vídeo

Homem que jogou cão em caçamba é indiciado por maus-tratos - Vídeo

Foto: Reprodução

A Polícia Civil do Rio de Janeiro concluiu as investigações e indiciou por maus-tratos Vandenberg Lopes Pereira, o homem flagrado em vídeo abandonando um cachorro da raça pitbull em uma caçamba de lixo, no bairro de Todos os Santos, na Zona Norte do Rio, no mês passado.

O caso, que gerou grande repercussão nas redes sociais, foi acompanhado pela Comissão de Defesa e Proteção dos Animais da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj).

Leia mais notícias sobre Rio de Janeiro aqui

Segundo o delegado Wellington Vieira, da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), o inquérito foi concluído após a análise do laudo pericial do animal, que comprovou os maus-tratos.

Vandenberg Lopes Pereira confessou o crime e foi indiciado com base na Lei Sansão (14.064/2020), que prevê pena de reclusão de dois a cinco anos, além de multa e proibição da guarda de animais, para crimes contra cães e gatos.

Relembre o caso

Imagens de câmera de segurança registraram o momento em que Vandenberg abandonou o animal, que ficou conhecido como Coragem. Assim, o vídeo mostra o homem descendo de uma picape branca, retirando o cachorro de uma sacola e jogando-o dentro da caçamba de lixo.

Coragem foi encontrado por um morador da região, o ator Thiago Gouveia, que o levou para uma clínica veterinária no Engenho de Dentro. O animal estava em estado grave, com desidratação, desnutrição e diversos ferimentos.

Tratamento e morte do animal

Assim, apesar dos esforços da equipe médica, Coragem não resistiu e morreu uma semana após o resgate. Contudo, exames revelaram que ele sofria de linfoma maligno com metástase, leishmaniose e um tumor no plano nasal.

Sendo assim, o presidente da Comissão de Defesa e Proteção dos Animais da Alerj, deputado Léo Vieira (Republicanos), parabenizou a equipe da DPMA pela conclusão do inquérito e destacou a importância da punição para crimes contra animais.

“Este caso é um exemplo da crueldade que ainda existe contra os animais. Vamos continuar nossa batalha para que nenhum outro Coragem precise sofrer”, afirmou o deputado.

Pena e medidas punitivas

Enfim, a Lei Sansão, em vigor desde 2020, prevê penas mais duras para crimes contra animais, incluindo a prisão. Além disso, a Lei dos Crimes Ambientais também prevê multas que variam de R$ 50 a R$ 50 milhões para casos de maus-tratos.

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

1 Comentário

  1. Bandido covarde !!!!! Cadeia para o verdadeiro animal nesse caso.

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *