
Foto: Reprodução
Neste último sábado, um praticante de base jumping foi resgatado após colidir na Pedra da Gávea, em São Conrado, Zona Sul do Rio de Janeiro. A vítima sofreu diversas lesões e fraturou as pernas, mas o resgate foi realizado com sucesso por policiais civis do Serviço Aeropolicial e da Coordenadoria de Recursos Especiais.
Os agentes utilizaram um helicóptero para socorrer o homem que estava pendurado à beira de um precipício com mais de 100 metros de altura de parede vertical, tornando o resgate definido como “extremamente difícil”. Para acessar a vítima, os policiais utilizaram cordas e equipamentos de escalada, tomando cuidado com o vento das hélices, que poderia derrubar o homem.
A aeronave precisou ficar a menos de um metro da vegetação para garantir que o acesso pelo Saer fosse possível. Após o resgate, a equipe levou o homem até a base do Saer e o encaminhou para um hospital. Ainda não há informações detalhadas sobre o seu estado de saúde, mas sabe-se que ele fraturou as pernas e sofreu múltiplas escoriações pelo corpo.
Esse tipo de prática é considerada perigosa e requer experiência e habilidade. Por sorte, os policiais civis do Saer estavam na região de treinamento e conseguiram realizar o resgate com sucesso.