Raphael Damasceno dos Santos, de 38 anos, portador do transtorno do espectro autista, que estava desaparecido desde o dia 14 deste mês, foi, finalmente, localizado neste sábado (22). Com isto, sua família pôde ter tranquilidade após quase dez dias de angústia.
No entanto, chama atenção o local onde o homem teve seu paradeiro descoberto: Macaé, no Norte Fluminense. Todavia, chama atenção o fato de como Rafael chegou até lá: a pé. Isso, muito embora, a cidade fique a 172 quilômetros de distância de Niterói. Contudo, apesar da maratona, Rafael recebeu amparo e acolhimento por quem o localizou. A família recebeu com alívio a notícia, pelo telefone, informando que o homem estava acolhido na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) daquela cidade.
“Ligaram para o meu telefone informando que acharam o Rafael e o levaram para a UPA. Liguei pra UPA e pedi para que o segurassem lá”, disse João Pedro, de 22 anos, irmão de Rafael.
Nesse ínterim, a mãe da Rafael, Dona Lídia, se deslocou para Macaé com a missão de trazer o filho de volta para casa, em segurança.
Segundo a família, o rapaz passa bem, embora esteja com alguns ferimentos no pé. Tem 38 anos e foi visto pela última vez na manhã daquele dia, na Rua Caminho do Poço Largo, no bairro do Sapê, Zona Norte da cidade.