
Habemus papam: Fumaça branca indica escolha de novo papa no Vaticano | Reprodução/Vatican News
A eleição do novo papa eleito acabou de ser confirmada nesta quinta-feira (8) com a fumaça branca na Capela Sistina. O sinal tradicional indica que os cardeais alcançaram o número necessário de votos para definir o novo líder da Igreja Católica.
Após três votações com fumaça preta, a escolha acabou sendo oficializada na quarta deliberação. O anúncio do nome e do título papal será feito aos fiéis na Praça São Pedro.
Participaram do conclave 133 cardeais com menos de 80 anos, todos aptos a votar. O candidato eleito precisou de, no mínimo, 89 votos favoráveis para ser confirmado como papa.
Cerimônia segue tradição do Vaticano
A leitura da tradicional frase “Habemus Papam” será feita pelo cardeal protodiácono. Esse papel está atualmente nas mãos do francês Dominique Mamberti, que participa da votação, mas só fará o anúncio se não for escolhido como pontífice.
O texto do anúncio será:
“Anuncio-vos uma grande alegria. Temos um Papa: O eminentíssimo e reverendíssimo Senhor, Senhor [primeiros nomes], Cardeal da Santa Igreja Romana [sobrenome], que se impôs o nome de [nome adotado como papa]”.
Em latim, a frase será lida como:
“Annuntio vobis gaudium magnum. Habemus Papam: Eminentissimum ac reverendissimum Dominum, Dominum (primeiros nomes), Sanctæ Romanæ Ecclesiæ Cardinali (sobrenome). Qui sibi nomen imposuit (nome adotado como papa)!”.
Próximos passos após a escolha
Após a confirmação do novo papa eleito, o camerlengo pergunta ao cardeal escolhido se aceita o cargo de Sumo Pontífice. Caso ele aceite, os demais cardeais o cumprimentam, e a fumaça branca é liberada ao público.
+ MAIS NOTÍCIAS INTERNACIONAIS?CLIQUE AQUI
Na sequência, o novo papa é conduzido à chamada Sala das Lágrimas. Nela, três vestes brancas, de tamanhos variados, estão prontas para o uso do pontífice. O local serve como espaço para vestir a batina e refletir antes da primeira aparição.
De acordo com o Vaticano:
“É nesta sala que o novo Papa, muitas vezes visivelmente emocionado, faz uma pausa para refletir antes de aparecer da sacada central da Basílica de São Pedro para sua primeira saudação ao mundo”.
Primeira aparição do novo pontífice
Ainda na Sala das Lágrimas, o papa escolhe o nome que usará durante seu pontificado. Esse nome será revelado durante a saudação na sacada da Basílica de São Pedro.
Após vestir a batina que melhor se ajusta ao seu corpo, o novo papa faz sua primeira aparição pública. No discurso inicial, ele realiza uma benção aos fiéis, um juramento e, geralmente, declara algumas palavras ao mundo.
Assim tem início um novo ciclo para a Igreja Católica.