Estado do Rio de Janeiro

Guardas Municipais escritores participam de autógrafos

A Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio) realizou uma manhã de autógrafos nesta sexta-feira (02/06), homenageando os guardas municipais que se destacam em projetos artísticos e culturais. A iniciativa “GM de Talentos” contou com dois trabalhos em destaque: “Guarda Municipal do Rio de Janeiro para o Brasil”, escrito pelo subinspetor Carlos Henrique Sacramento dos Santos; e “Para Decadência do Cheiro de Café em Infusão e Outros Ameaçados: Ainda há Esperança!”, de autoria do GM aposentado Oseas Lorencio da Silva.

O evento, que ocorreu no Salão Nobre e teve a presença do comandante da GM-Rio, inspetor geral José Ricardo Soares, inspetores, guardas municipais, amigos e familiares dos escritores, foi marcado por uma apresentação especial da Banda de Música, com sucessos da música popular brasileira.

CONHEÇA AS OBRAS EM DESTAQUE:

Lançado pela editora Ciência Moderna, o livro do subinspetor Carlos Henrique Sacramento dos Santos aborda a história da vinda da Família Real Portuguesa para o Brasil, bem como as revoltas, rebeliões e a Guerra do Paraguai – movimentos que mudaram significativamente a vida de brasileiros e paraguaios. O autor também destaca a atuação das Guardas Municipais em todos esses eventos históricos, apresentando as organizações política, social e cultural da época. A obra tem como objetivo divulgar a verdadeira história da pioneira em segurança pública no Brasil.

Já a obra do guarda aposentado Oseas Lorencio da Silva, publicado em 2022 pela editora Viseu, intitulada “Para a Decadência do Cheiro de Café em Infusão e Outros Ameaçados: Ainda Existe Esperança!”, é uma narrativa humorística e reflexiva, conectada ao aroma do café, que aborda temas relacionados aos conflitos sociais, à natureza, ao homem e a suas transformações ao longo das décadas. Através de uma viagem no tempo, o autor convida os leitores a refletir sobre a decadência do aroma do café e outros importantes elementos do cotidiano brasileiro, numa tentativa de retorno à gênese de componentes de identificação nacional.

Ambas as obras são de leitura fácil e envolvente, e contribuem para a compreensão de algumas das mudanças que ocorreram na sociedade brasileira ao longo de décadas.

O evento “GM de Talentos” mostra o comprometimento da Guarda Municipal do Rio de Janeiro com os talentos artísticos e culturais de seus guardas, incentivando ainda mais a valorização do trabalho destes agentes públicos da segurança.

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *