Leste FluminenseNiterói

Guarda Municipal de Niterói apreende caranguejos vendidos ilegalmente

Guarda Municipal de Niterói apreende caranguejos vendidos ilegalmente

Foto: Divulgação

Agentes da Coordenadoria de Meio Ambiente da Guarda Municipal de Niterói apreenderam na noite desta sexta-feira (20) 280 caranguejos-uçá ilegalmente comercializados em uma peixaria na Alameda São Boaventura, no Fonseca, Zona Norte da cidade. Os animais serão soltos na área de manguezal do Parque Estadual da Serra da Tiririca (Peset), em Itaipu, Região Oceânica, por agentes ambientais da Guarda Municipal que foram alertados por uma denúncia.

Seguindo a portaria do Ibama de setembro de 2003, o período de defeso para os caranguejos-uçá no estado do Rio de Janeiro começa em 1º de outubro e vai até 30 de novembro para machos e fêmeas, e de 1º a 31 de dezembro exclusivamente para as fêmeas.

“Leia mais notícias sobre Niterói aqui”

Durante esse período, somente animais congelados inteiros podem ser comercializados, mediante a apresentação da declaração de estoque emitida pelas autoridades competentes. Diante disso, a Guarda Ambiental de Niterói intensificará suas ações de combate à venda ilegal de caranguejos-uçá nos próximos meses.

“Anualmente, a Guarda Municipal de Niterói se empenha na luta contra o comércio ilegal de caranguejos. É importante ressaltar que o defeso é uma medida de proibição da pesca durante o período em que a espécie se reproduz, abrangendo os meses de outubro e novembro, e se estendendo até dezembro quando se tratam das fêmeas. Caso a população encontre alguma irregularidade, pedimos que entrem em contato conosco pelo número 153”, explicou Renato Macedo, subinspetor da Coordenadoria Ambiental da Guarda Municipal de Niterói.

O caranguejo-uçá possui um papel fundamental na natureza, sendo conhecido como o “jardineiro do mangue”, já que trituram as folhas, auxiliando na sua decomposição por fungos e bactérias. Esse processo gera nutrientes para o solo, a água e a vegetação, contribuindo para a preservação do ecossistema dos manguezais. O caso foi registrado na delegacia do Fonseca.

 

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *