Um tucano foi resgatado no bairro de São Francisco, em Niterói, pela Coordenadoria Ambiental da Guarda Municipal. O animal causou surpresa ao cair no quintal de uma casa e, em seguida, entrar na cozinha. Os moradores, assustados, acionaram o número 153 do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), que prontamente enviou ajuda.
A Guarda Municipal orienta a população a não tocar nos animais em casos como esse. É recomendado entrar em contato através do número 153 para que o resgate seja feito de maneira adequada e a equipe correta seja acionada para atendimento ao animal, caso necessário. Ferimentos podem ser tratados e a reintegração à natureza realizada pelas equipes responsáveis.
O subinspetor Jociley Neves afirma que o tucano parece ser um filhote grande.
“Ele estava calmo e foi levado para o Cetas para avaliação, a fim de verificar suas condições e determinar se poderá ser reintegrado à natureza ou precisará de cuidados prévios”.
“Leia mais notícias sobre Niterói aqui”
A Guarda Municipal possui procedimentos específicos para cada situação. Após o resgate, os animais têm suas condições físicas avaliadas pela equipe. Caso não apresentem ferimentos, são reintegrados a uma unidade de conservação próxima.
Já aqueles capturados com ferimentos são encaminhados para instituições especializadas, como o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras), localizado em Vargem Pequena, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, Econservation, empresa de estudos e projetos ambientais, Centro de Triagens de Animais Silvestres (Cetas), em Seropédica, ou Instituto Vital Brazil, no caso de cobras venenosas.