O Grupo Extrelato vem conquistando seu público com apresentações que mescla samba de raiz, romântico, swing, MPB e partido alto. O repertório tem influencia de diversos artistas renomados. Por exemplo, Zeca Pagodinho, Jorge Aragão, Leci Brandão, Beth Carvalho, Cazuza, Tim Maia e Djavan. Igualmente, inspiram-se em grupos como Fundo de Quintal, Exaltasamba, Revelação, Soweto, Sensação,
O grupo se formou em 2012, mas a atual formação se consolidou em 2016. Trata-se do trio formado por Dudu (vocal e pandeiro), Bruno Loirinho (vocal e reco) e Orelha (violão e voz).
O Extrelato já se apresentou em diversas casas consagradas do Rio de Janeiro, e em um dos maiores expoentes do samba de raiz carioca – o Cacique de Ramos. Lá, ganhou o troféu “Seja Sambista Também”. Também se apresentou em quadras de escolas de samba, como a Unidos do Viradouro, Portela, Porto da Pedra, Estácio de Sá e Salgueiro.
O grupo gravou um áudio visual no programa “A Pagodeira da FMODIA” e já fez shows em diversas cidades do estado do Rio de Janeiro, como São Gonçalo, Itaboraí, Maricá, Rio Bonito, Casimiro de Abreu e Silva Jardim.
O Extrelato também abriu shows e acompanhou diversos artistas do samba. Dudu Nobre, Reinaldo, Arlindo Cruz, Xande de Pilares, Péricles, Almir Guineto, Marquinhos Satã, Revelação, Molejo, Exaltasamba, Netinho de Paula, Almirzinho, Turma do Pagode, Imaginasamba, Tá na Mente, Pixote, Thiaguinho, Clareou, Mumuzinho e Suel.
O grupo já participou de vários concursos de música. Além disso, gravou alguns discos com obras de compositores renomados. Inclusive, com produção assinada pelo genial Bira Haway, um dos maiores nomes do samba e pagode.