Internacional

Governo negocia saída de brasileiros de Gaza

Governo negocia saída de brasileiros de Gaza

Foto: Reprodução – Band

Autoridades brasileiras planejam retirada de brasileiros retidos na Faixa de Gaza. Acordo entre Egito, Israel e Hamas permitiu a saída de 450 estrangeiros de diversos países, incluindo trabalhadores humanitários. Novas listas serão divulgadas em breve, esperando incluir os brasileiros.

Desde o mês passado, o grupo está em casas alugadas pelo Ministério das Relações Exteriores aguardando a abertura da fronteira. O governo brasileiro tem feito apelos para que os brasileiros possam ser retirados. Um avião do governo aguarda no Cairo por uma sinalização das autoridades locais.

“Leia mais notícias Internacionais aqui”

O posto de Rafah, controlado pelo Egito, é o único ponto de acesso a Gaza que não faz fronteira com Israel. Após os ataques do Hamas, o posto foi fechado. No final de semana, com a ajuda do Catar e dos Estados Unidos, o posto foi aberto para entrada de ajuda humanitária e saída de estrangeiros.

Ambulâncias também foram permitidas para recolher feridos. O embaixador brasileiro no Egito disse que os brasileiros devem deixar Gaza em até dois dias. Ônibus, medicamentos e alimentos estão preparados para o transporte do grupo ao Egito, onde um avião aguarda a repatriação.

Outros 33 brasileiros que estavam na Cisjordânia foram resgatados e levados até a cidade de Jericó, onde realizaram os processos de migração e cruzaram a fronteira com a Jordânia, seguindo para a Base Aérea de Brasília. A repatriação está em andamento.

 

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *