BrasilSul

Governo Federal leva bombas de água para o RS

Governo Federal leva bombas de água para o RS

Governo Federal leva bombas de água para o RS | Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Em uma força-tarefa para auxiliar o Rio Grande do Sul a enfrentar as fortes chuvas e as inundações que assolam o estado, o governo federal, através do Ministério da Defesa e da Secretaria Nacional de Proteção Civil, está mobilizando o envio de bombas de água para drenar a água empoçada, especialmente na capital Porto Alegre e na região metropolitana.

+ LEIA TAMBÉM: Bolsa Família: Pagamento começa hoje no Rio Grande do Sul

A iniciativa, anunciada nesta sexta-feira (17) pelo ministro extraordinário para Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, em coletiva de imprensa, conta com a colaboração dos estados de São Paulo, Ceará e Alagoas. Juntos, os estados estão enviando um total de 18 bombas para auxiliar na missão:

  • 18 bombas da Sabesp: A companhia de abastecimento paulista está enviando um reforço significativo para o Rio Grande do Sul.
  • 8 bombas do governo cearense: O Ceará também se une à força-tarefa, enviando 8 bombas para auxiliar no combate às inundações.
  • 1 bomba da transposição do Rio São Francisco: Uma bomba utilizada na transposição do Rio São Francisco, em Alagoas, também está sendo redirecionada para o Rio Grande do Sul.
+ MAIS NOTÍCIAS DO BRASIL? CLIQUE AQUI

Segundo o ministro Pimenta, pelo menos duas das bombas já chegaram ao Rio Grande do Sul e estão em operação, com foco principal em Porto Alegre e Canoas. A expectativa é que outros quatro equipamentos cheguem ainda nesta sexta-feira, reforçando ainda mais o combate às inundações.

As bombas estão sendo transportadas para o Rio Grande do Sul por meio de duas vias: rodoviária e aérea. A Força Aérea Brasileira está prestando apoio crucial na operação, utilizando seus aviões para agilizar o transporte dos equipamentos.

+ LEIA TAMBÉM: Homem é preso acusado de tentar matar o irmão

A ação imediata visa drenar a água empoçada nas áreas alagadas, evitando o risco de doenças e facilitando o retorno das famílias às suas casas. O ministro Pimenta destaca a importância da agilidade na operação, principalmente em função da previsão de novas chuvas nos próximos dias.

Portal de Notícias Folha do Leste faz campanha pelo Rio Grande do Sul

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Brasil