Internacional

Giorgio Napolitano, ex-presidente da Itália, morre aos 98 anos

Giorgio Napolitano, ex-presidente da Itália, morre aos 98 anos

Foto: AFP

O ex-presidente da Itália, Giorgio Napolitano, faleceu aos 98 anos nesta sexta-feira, 22. Napolitano, líder histórico do Partido Comunista italiano e defensor da construção europeia, foi homenageado por políticos italianos.

A líder do partido de extrema direita Irmãos da Itália, Giorgia Meloni, expressou as condolências do governo à família do ex-presidente. Já o atual chefe de Estado italiano, Sergio Mattarella, destacou o compromisso europeísta de Napolitano, que foi deputado no Parlamento Europeu e lutou por causas sociais, paz e progresso na Itália e na Europa.

O Papa Francisco também enviou um telegrama à viúva de Napolitano, elogiando sua dedicação em proteger a união e a concórdia no país por meio de sua atividade política.

Durante muitos anos, Napolitano foi considerado o garante da estabilidade política na Itália. Ele foi eleito em 2006 e planejava se aposentar após seu primeiro mandato de sete anos, em 2013. No entanto, as eleições legislativas resultaram em um impasse entre os principais partidos, que não conseguiram chegar a um acordo sobre um sucessor. Por isso, Napolitano foi forçado a permanecer no cargo.

“Leia mais notícias Internacionais aqui”

Em seu discurso de posse, Napolitano criticou os líderes políticos por não atenderem às demandas do país. Ele anunciou que não ficaria no cargo por mais sete anos e renunciou em janeiro de 2015.

Durante sua presidência, Napolitano enfrentou períodos conturbados na política italiana, como a renúncia de Romano Prodi em 2008, a chegada de Matteo Renzi em 2014 e as renúncias de Silvio Berlusconi, Mario Monti e Enrico Letta.

Napolitano começou sua vida política como membro dos Grupos Universitários Fascistas, assim como muitos estudantes na época de Mussolini. No entanto, aos 17 anos, ele se juntou a um grupo de resistentes comunistas. Em 1945, Napolitano ingressou no Partido Comunista e foi eleito deputado pela primeira vez em 1953.

 

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *