Internacional

Geração de lixo no mundo pode triplicar até 2050

Geração de lixo no mundo pode triplicar até 2050

Foto: Wilson Dias – Agência Brasil

A produção de resíduos sólidos domiciliares no mundo poderá aumentar em 80% até 2050, segundo o relatório Global Waste Management Outlook 2024. O documento alerta para os impactos negativos no clima, na biodiversidade e na saúde humana.

No Brasil, 40% dos resíduos coletados seguem para destinos inadequados, como lixões e aterros controlados, apontando para uma deficiência na gestão de resíduos. A reciclagem de resíduos sólidos urbanos no país é de apenas 3 a 4%, enquanto a média global é de 19%.

O relatório também aponta que cerca de 2,7 bilhões de pessoas no mundo não têm acesso aos serviços básicos de limpeza urbana, e no Brasil uma em cada 11 pessoas não dispõe desse serviço.

“Leia mais notícias Internacionais aqui”

Recomenda-se dissociar o crescimento econômico da geração de resíduos sólidos e adotar novos modelos de design, produção, venda e descarte de materiais.

Além disso, é sugerido implementar sistemas de responsabilidade estendida dos produtores e combater o desperdício de alimentos. O cenário possível de ser implementado envolve alcançar 60% de reciclagem no mundo e reduzir a geração per capita de resíduos sólidos para 600 gramas até 2050, eliminando os destinos inadequados a partir de 2030.

 

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *