Internacional

Gastronomia: Peixe-pênis é servido cru e fatiado no oriente

Gastronomia: Peixe-pênis é servido cru e fatiado no oriente

Foto: Divulgação

Uma praia na Argentina foi surpreendida por uma tempestade que trouxe consigo milhares de peixes-pênis de 25 centímetros. Curioso, não é mesmo? Apesar de serem encontrados na América do Sul, esses “vermes marinhos” são realmente apreciados na Ásia, especialmente na Coreia do Sul, Japão e China, onde são servidos crus, e às vezes, ainda se contorcendo.

Com um formato fálico, o peixe-pênis é servido sem nenhum tipo de cozimento. A receita mais famosa inclui um molho feito com óleo de gergelim, sal e gochujang, um condimento picante. Antes de ser levado à mesa, é preciso fazer uma limpeza minuciosa no peixe-pênis. O intestino do verme deve ser retirado e a carne cuidadosamente lavada antes de ser fatiada. De acordo com especialistas em comida asiática, o sabor do peixe-pênis é descrito como “suave”, com um toque levemente adocicado.

Mas o que exatamente é esse peixe-pênis? Com formato cilíndrico, ele é parente de nematoides, como as lombrigas, e também dos artrópodes, como insetos e aracnídeos. Pescadores na Ásia costumam se aglomerar nas praias para coletá-los, já que também servem como uma excelente isca, principalmente para atrair o peixe robalo.

“Leia mais notícias Internacionais aqui”

Além da Argentina, esses vermes já foram encontrados em uma praia da Califórnia em 2019 e grupos menores foram avistados nas costas argentinas ao longo da história. Geralmente, os peixes-pênis se enterram na areia, mas devido a tempestades e ondas oceânicas, eles podem acabar sendo levados para a terra.

Gastronomia: Peixe-pênis é servido cru e fatiado no oriente

Foto: Divulgação

Acredite ou não, esses vermes marinhos têm uma incrível longevidade. Evidências fósseis revelaram que eles existem há cerca de 300 milhões de anos e um único Urechis unicinctus pode viver até 25 anos. Curiosamente, devido ao seu formato semelhante ao pênis, alguns acreditam que sua carne possua propriedades afrodisíacas. No entanto, essa crença não possui nenhuma evidência científica.

Gastronomia: Peixe-pênis é servido cru e fatiado no oriente

Foto: Divulgação

Agora que você conhece essa peculiaridade marinha, talvez fique com vontade de experimentar o peixe-pênis em uma viagem à Ásia. Ou talvez prefira apenas apreciar a beleza da natureza e deixar esses vermes marinhos em paz. Afinal, todos nós temos nossas preferências gastronômicas, não é mesmo?

 

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *