A Enel Distribuição Rio identificou furto de energia elétrica em uma queijaria e uma fábrica de cerâmica em Rio Bonito, durante uma operação conjunta com a 119ª DP e peritos do ICCE (Instituto de Criminalística Carlos Éboli) realizada ontem (30).
Os técnicos constataram ligações diretas na rede da Enel, sem passar pelo aparelho de medição de consumo, nos dois locais. O responsável pela queijaria foi preso em flagrante pela Polícia Civil após a retirada das irregularidades. Na fábrica de cerâmica, um colaborador foi levado à delegacia para prestar depoimento.
Além de ser crime, o furto de energia elétrica representa um risco à qualidade do serviço prestado pela distribuidora e à segurança da população, especialmente aqueles que lidam diretamente com a rede elétrica.
“Leia mais notícias sobre Rio Bonito aqui”
As ligações irregulares podem ocasionar curtos-circuitos e sobrecargas, resultando em interrupção no fornecimento de energia.
No intuito de conscientizar a população sobre os perigos do furto de energia, a Enel Distribuição Rio realiza não apenas operações como essa, mas também diversos projetos sociais em comunidades.
Esses projetos oferecem informações sobre o uso eficiente de energia elétrica, programas de geração de emprego e renda, além de revisões gratuitas de instalações elétricas de consumidores de menor poder aquisitivo.
Para denunciar o furto de energia, basta acessar https://www.enel.com.br/ ou o aplicativo Enel Rio. Não é necessário se identificar.