Um ciclone extratropical em formação na Argentina influenciará o tempo no Sul do Brasil no início desta semana, entre os dias 15 e 16 de abril, segundo a MetSul Meteorologia. A previsão é de chuvas fortes e temporais isolados, especialmente em áreas costeiras e na região serrana.
A MetSul alerta para a possibilidade de volumes altos de chuva na segunda e terça-feira em diversas cidades do Sul brasileiro. A chuva deve ser mais intensa em áreas próximas ao litoral e na região serrana, com risco de alagamentos e enxurradas.
► Leia mais notícias sobre Brasil aqui
Após a passagem do ciclone, uma massa de ar seco deve chegar à região, proporcionando melhora do tempo e o retorno do sol para boa parte dos municípios. O ar seco também deve amenizar as temperaturas, com noites mais frias na segunda metade da semana.
É importante destacar que o centro do ciclone não chegará perto do Brasil. O sistema se manterá a cerca de dois mil quilômetros ao sul de Porto Alegre, na terça e quarta-feira (17), quando estará mais intenso.
Apesar da distância, os efeitos do ciclone em termos de vento de circulação ciclônica serão sentidos no litoral da Argentina. No Sul do Brasil, o impacto deve ser menor, com a possibilidade de rajadas de vento mais intensas em algumas áreas.