Um vídeo surpreendente de uma água-viva gigante, com tentáculos de cerca de 10 metros, foi compartilhado pelo fotógrafo de natureza Rafael Mesquita em sua conta no Instagram.
+ LEIA TAMBÉM: ►Soldado da PM que jogou jovem de ponte é preso – Vídeo
A filmagem, feita próxima à ilha do Montão de Trigo, em São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, mostra também peixes que se abrigam entre os tentáculos do animal para se proteger de predadores e buscar alimento.
“Hoje eu encontrei e mergulhei com a maior água-viva que já vi!”, escreveu Mesquita na legenda.
Ele detalhou que o diâmetro do animal é de aproximadamente 60 cm, enquanto seus tentáculos mais longos ultrapassam os 10 metros. Segundo o fotógrafo, a água-viva estava em uma corrente marítima de águas frias, com temperatura na superfície de 15,5°C, e baixa visibilidade.
Identificação da espécie
Nos comentários da postagem, o professor Alberto Lindner, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), identificou o animal como pertencente à espécie Drymonema gorgo.
Ele destacou que é a maior água-viva do litoral brasileiro e elogiou o registro como “um dos mais bonitos já feitos dessa espécie”.
+ MAIS NOTÍCIAS DO BRASIL? CLIQUE AQUI
Lindner explicou que essa água-viva se alimenta de outras menores e possui braços orais que podem alcançar até 1 metro de diâmetro. Seus tentáculos, mais finos, chegam a vários metros de comprimento.
Características e curiosidades
Respondendo a internautas, Lindner esclareceu que a espécie é frequentemente avistada na superfície do mar.
+ LEIA TAMBÉM: ►Bandidos disfarçados de ‘Papai Noel’ invadem e furtam loja de eletrônicos – Vídeo
Embora sua queimadura seja moderada, não é tão intensa quanto a da caravela, espécie mais comum nas praias brasileiras.
“Ainda sabemos pouco sobre os ambientes mais profundos no Brasil, mas os registros dessa água-viva geralmente ocorrem na superfície”, afirmou o professor.