
Nova gestão escolar em Niterói começa com formação sobre democracia e pedagogia | Divulgação/Prefeitura de Niterói
A formação de diretores da rede municipal de Niterói começou com dois dias de trocas intensas sobre democracia, gestão e práticas pedagógicas. O encontro, no Centro de Formação Darcy Ribeiro, deu largada ao novo ciclo de gestão 2025-2027.
Oficinas, reflexões e vivências marcaram o início do novo ciclo das direções escolares em Niterói. Cerca de 200 profissionais participaram do curso “Entre Saberes e Decisões: Direção Escolar no Cruzamento entre Democracia, Pedagogia e Gestão”, promovido pela Prefeitura no Centro Darcy Ribeiro.
Organizado pela Secretaria Municipal de Educação e pela Fundação Municipal de Educação, o evento integrou o processo de consulta direta às comunidades escolares. As formações seguem até dezembro e terão foco contínuo na melhoria da gestão e da pedagogia nas unidades da rede.
A proposta valoriza a escuta ativa e a corresponsabilidade.
“A gestão escolar tem papel estratégico na consolidação de uma escola que acolhe, ensina e transforma. Essa formação é o primeiro passo para construirmos, juntas e juntos, uma caminhada baseada na escuta, na corresponsabilidade e no compromisso com uma educação pública de qualidade para todas as crianças, jovens e adultos da nossa rede”, afirmou o secretário municipal de Educação, Bira Marques.
A programação incluiu debates sobre projeto político-pedagógico, gestão democrática, Carta Regimento, uso dos dados nas práticas pedagógicas e diretrizes curriculares. Também houve performances e oficinas como a “Pedagogia do Riso”, conduzida por Ricardo Gadelha.
+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI
Segundo Andrea Bello, presidente da Fundação Municipal de Educação, o encontro consolida o modelo participativo da cidade.
“Essa formação é parte de um processo maior de fortalecimento da gestão democrática em nossa rede e o coração do processo de consulta direta. Acreditamos em diretoras e diretores que lideram com escuta, sensibilidade e coragem. Seguiremos juntos nesse caminho de construção coletiva e compromisso com o bem comum”, ressaltou a presidente da Fundação Municipal de Educação, Andrea Bello.

Nova gestão escolar em Niterói começa com formação sobre democracia e pedagogia | Divulgação/Prefeitura de Niterói
Entre as equipes escolares, a troca foi bem recebida.
“Além de poder conhecer as novas direções, é uma oportunidade de discutir sobre educação popular, democracia e participação social de uma forma coletiva. É bem bacana”, disse a diretora geral da E. M. Dom José Pereira Alves, Márcia Romão.
Já Rodrigo Fernandes, da E. M. Honorina de Carvalho, destacou a utilidade prática:
“Essa formação está sendo muito produtiva para mim, com muita troca de ideias para uma gestão democrática e participativa”, pontuou o diretor adjunto da E. M. Honorina de Carvalho, Rodrigo Fernandes.