Um estudo do Instituto Fome Zero revela que o número de pessoas em situação de insegurança alimentar grave no Brasil caiu de 33 milhões para 20 milhões entre o 1º trimestre de 2022 e o 4º trimestre de 2023. A pesquisa se baseou em dados da Pnad Contínua e da POF para desenvolver modelos matemáticos.
Ainda que preliminar, a estimativa indica um cenário de estabilidade nos indicadores determinantes da insegurança alimentar e nutricional, sugerindo o início de uma possível retração da fome no país.
“Leia mais notícias sobre Brasil aqui”
Em 2022, o Brasil enfrentava uma grave crise com 65 milhões de pessoas com restrições nutricionais. A pesquisa aponta que medidas como a restauração do Novo Bolsa Família e a expansão do BPC em 2023 contribuíram para a melhora.
O Instituto Fome Zero ressalta que, apesar dos avanços, ainda há muito a ser feito para garantir a segurança alimentar de todos os brasileiros. A colaboração entre diferentes setores da sociedade será fundamental para enfrentar os desafios persistentes e construir um futuro mais justo e seguro.