CarnavalCarnaval 2025Leste FluminenseNiterói

Folia do Viradouro é campeã do Carnaval de Niterói

Efeitos especiais da principal alegoria da Folia do Viradouro | André Freitas/Folha do Leste

Efeitos especiais da principal alegoria da Folia do Viradouro | André Freitas/Folha do Leste

A apuração realizada na noite desta terça-feira (25), no Praia Clube São Francisco, consagrou a Folia do Viradouro como campeã do Desfile das Escolas de Samba de Niterói.

Sexta escola a desfilar no sábado (22), a agremiação apresentou o enredo “Intelêkô: A Encantaria na Folia”, mergulhando no universo do Terecô, religião afro-brasileira dos estados do Maranhão e Piauí, explorando seus mistérios, rituais, elementos culturais, folclóricos e figuras centrais.

A agremiação sagrou-se, também, vencedora do prêmio “Samba do Leste”, na categoria “Conjunto Visual”.

Vice-campeã

Em segundo lugar, a dois décimos da campeã ficou a Magnólia Brasil, que perdeu o título com inesperadas notas 9,9 e 9,7 no quesito samba-enredo.  A escola desfilou com o enredo “Divina Invenção – Um Brinde a Roberto Ribeiro”, falando ao mesmo tempo sobre a relação entre o compositor, o samba e a cerveja.

Comissão de Frente da vice-campeã Magnólia Brasil | Angélica Carvalho/Folha do Leste

Comissão de Frente da vice-campeã Magnólia Brasil | Angélica Carvalho/Folha do Leste

O samba-enredo cantado pela agremiação, na verdade, foi composto pelo personagem do enredo, Roberto Ribeiro, para o enredo Samba, Suor e Cerveja do Império Serrano no carnaval de 1985. Entretanto, o samba não venceu o concurso, mas Roberto imortalizou a obra sob o título “Divina Invenção”.

A escola faturou três prêmios ” Samba do Leste”: “Melhor Escola”, “Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira”; e “Samba-Enredo”.

Carnaval 2025 - Série A: saiba quem está na briga pelo título em Niterói após desfiles grandiosos | Angélica Carvalho/Folha do Leste

Bateria da Magnólia Brasil | Angélica Carvalho/Folha do Leste

Charitas completa pódio

A Império de Charitas, da Zona Sul, promovida ao Grupo A no ano passado, ficou em terceiro lugar. Apesar de ter somado igual pontuação da Magnólia Brasil, o desempate ocorreu no quesito harmonia.  A agremiação, primeira a pisar na avenida na noite de sábado, levou à passarela do Caminho Niemeyer o enredo “Padroeira: A promessa nas águas da fé”. A agremiação sagrou-se vencedora da premiação “Samba do Leste” na categoria “Ala de Baianas”.

A escola narrou a história dos pescadores do Rio Paraíba do Sul, que, em meio à crise, clamaram por alimento e foram atendidos. Uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, sincretizada com Oxum, estava representada em seu abre-alas.

Império de Arariboia

Em quarto lugar, com grandioso desfile, ficou a Império de Arariboia. Ela fez um desfile notável na Passarela do Caminho Niemeyer, apresentando o enredo “Asa Branca do Sertão”, alusão à icônica canção de Luiz Gonzaga.

A escola retratou, com riqueza de detalhes, a jornada do povo nordestino, que migra para o sudeste em busca de melhores condições de vida, fugindo da seca e da fome.

Experimenta da Ilha

Campeã do carnaval de 2024, a Experimenta da Ilha da Conceição fez um desfile de superação para apresentar o enredo “Dandara, a Flor Guerreira de Palmares”. A escola enfrentou um desafio significativo, no final do ano passado, com um incêndio em seu barracão, contabilizando prejuízos financeiros e materiais.

carro alegórico da Experimenta da Ilha 2025

Belo carro alegórico da Experimenta da Ilha mostra um negro acorrentado a um pelourinho de madeira açoitado por um feitor branco | André Freitas/Folha do Leste

Apesar das adversidades, a agremiação cumpriu seu compromisso e levou à avenida um desfile marcado pela emoção e garra. O presidente da escola, visivelmente emocionado, expressou a vitória de colocar a agremiação na passarela.

Alegoria com as cores e o símbolo da escola samba da Experimenta Ilha da Conceição

Alegoria com as cores e o símbolo da escola samba da Ilha da Conceição | André Freitas/Folha do Leste

A bateria do mestre Mateus Pestana, vencedora do prêmio “Samba do Leste”, mostrou ritmo impecável, excelente andamento, balanço e bossas criativas. O show de samba no pé do rei da bateria, Felipe Silva, e da rainha, Maria Elisa, também mereceu destaque, demonstrando energia e alegria contagiantes.

Alegria da Zona Norte

A Alegria da Zona Norte realizou um desfile emocionante e convidou o público e toda sociedade para transmitir uma mensagem que transcende o carnaval com o enredo “No espelho da Alegria reflete um artista! Muito prazer, eu sou Autista!”.

O desfile sensibilizou diversas pessoas, sobretudo mães e pais de crianças atípicas. Acima de tudo, a Alegria passou sua mensagem de inclusão através do olhar particular e especial contra o preconceito. A escola venceu dois prêmios “Samba do Leste” nas categorias “Enredo” e “Comissão de Frente”.

Souza Soares

Com a competição muito acirrada, a Souza Soares, de Santa Rosa, apesar do bom desfile, ficou apenas com a sétima colocação. A escola contou a lenda indígena “Ita Puka – Uma História de Amor…”. A dupla de cantores da agremiação – Tracy Rangel e Esdras Araújo – levou o prêmio “Samba do Leste” na categoria “Intérprete”.

Rebaixada

A Unidos da Região Oceânica, realizou um desfile morno e esteve inferior às demais coirmãs, muito próximo ao que algumas agremiações do Grupo B realizaram na noite anterior. Além disso, a agremiação perdeu um ponto por não ter conseguido cumprir o mínimo de 400 componentes, exigido pelo regulamento.

Carro alegórico da Unidos da Região Oceânica em noite de luar | André Freitas/Folha do Leste

Carro alegórico da Unidos da Região Oceânica em noite de luar | André Freitas/Folha do Leste

O enredo “A Oceânica em um noite de luar” deixou a desejar em vários aspectos, pois esperava-se algo a mais do que a agremiação mostrou sobre as lendas, mistérios e magias da Lua, bem como de suas fases e movimentos.

Por fim, a agremiação terminou rebaixada, resultado que não se alteraria mesmo sem a punição, já que sua distância para a Souza Soares ficou em 1,2 ponto.

Classificação Final

1ª – Folia do Viradouro – 179,1
2ª – Magnólia Brasil – 178,9
3ª – Império de Charitas – 178,9 (desempate quesito harmonia)
4ª – Império de Arariboia – 178,7
5ª – Experimenta da Ilha da Conceição 178,4
6ª – Alegria da Zona Norte – 178,2
7ª – Souza Soares – 177,9
8ª – Unidos da Região Oceânica – 175,7

 

+ MAIS NOTÍCIAS DO LESTE FLUMINENSE? CLIQUE AQUI

 


 

André Freitas
Diretor-Executivo e repórter do Folha do Leste e da Brasil 21 Comunicação. Radialista e Jornalista desde a década de 1990. Narrador esportivo e cronista especializado em Carnaval, com 26 coberturas presenciais na Marquês de Sapucaí. Tem vasta experiência na cobertura da editoria de política em razão dos cargos públicos que exerceu nos poderes Legislativo e Executivo: Câmaras Municipais de Niterói, São Gonçalo, Campos dos Goytacazes, além da Alerj e ainda na Prefeitura de Niterói. Dirigiu a Rádio Absoluta por 15 anos, onde apresentou programas noticiosos diários. Pela emissora, cobriu por mais de uma década a seleção brasileira de futebol e esteve em duas Copas do Mundo e uma Olimpíada. Narrador esportivo e cronista especializado em Carnaval, tem 26 coberturas presenciais na Marquês de Sapucaí. Trabalhou, também, nas rádios Campos Difusora (Campos/RJ) e (Litorânea/ES). Exerceu cargo de editor-chefe em Olho Vivo (Niterói/RJ) e A Tribuna (Niterói/RJ). Colunista do jornal O Diário (Campos dos Goytacazes/RJ).

Mais emCarnaval

Comments are closed.

Você também pode gostar!