

Fluminense enfrenta Bragantino no Maracanã após cinco meses de Renato Gaúcho | Lucas Merçon/Fluminense FC
O Fluminense enfrenta o Red Bull Bragantino neste sábado (23), às 16h, no Maracanã, pelo Brasileirão, em partida que simboliza os quase cinco meses da reestreia de Renato Gaúcho no comando do clube.
O jogo do primeiro turno, em 6 de abril, marcou a volta do treinador ao Tricolor e terminou com vitória por 2 a 1, com gol de Martinelli nos acréscimos.
Desde então, o Fluminense viveu momentos decisivos, como a histórica campanha no Mundial de Clubes, e chega ao atual estágio disputando duas quartas de final — na Copa Sul-Americana e na Copa do Brasil.
Recuperações e mudanças no elenco
Renato Gaúcho é apontado como responsável pela recuperação de jogadores importantes. Martinelli, que chegou a ser criticado e vaiado, tornou-se um dos principais nomes do time.
Hércules e Samuel Xavier também evoluíram, com o lateral retomando a titularidade antes perdida para Guga. Outro destaque é Nonato, que ganhou espaço.
+ MAIS NOTÍCIAS DE ESPORTES? CLIQUE AQUI
Em contrapartida, jovens da base perderam oportunidades, enquanto Germán Cano deixou a titularidade para Everaldo. Já Paulo Henrique Ganso segue como opção no segundo tempo, sem conseguir engrenar atuações de alto nível.
Oscilações sob comando de Renato
O início da nova era foi promissor, com quatro vitórias e um empate. O ponto alto veio na semifinal do Mundial de Clubes, que resgatou a confiança da torcida.
Porém, a volta ao Brasil trouxe dificuldades: uma sequência de quatro derrotas abalaram a relação com os torcedores, que oscilam entre confiança e críticas diante de atuações inconsistentes. A ausência de Jhon Arias segue pesando, embora Kevin Serna tenha sido um dos destaques recentes.
Os números de Renato Gaúcho no Flu
Até aqui, Renato soma 32 jogos no comando:
-
19 vitórias
-
6 empates
-
7 derrotas
-
52 gols marcados
-
31 gols sofridos
O time da estreia
Na sua reestreia contra o Bragantino, Renato escalou:
Fábio, Guga, Thiago Silva, Freytes e Renê; Hércules, Martinelli e Lima; Jhon Arias, Canobbio e Germán Cano.