FLIM 2025 em Maricá tem Nath Finanças e debates sobre juventude e esporte

FLIM 2025 em Maricá tem Nath Finanças e debates sobre juventude e esporte | Divulgação/Cintia Chermont/Prefeitura de Maricá
A Festa Literária Internacional de Maricá (FLIM 2025) segue movimentando a cidade com palestras, debates e atividades gratuitas. No quinto dia do evento, a presença de Nath Finanças atraiu grande público à tenda Papo FLIM, onde a educadora financeira destacou a importância de planejamento de vida e equilíbrio das finanças pessoais.
“Educação financeira vai além de planilhas: é sobre escolhas conscientes e dignidade. Prosperar é poder decidir sem dívidas para sustentar uma imagem”, disse Nath.
Saúde mental em pauta
Na FLIM Jovem, o foco foi a valorização da saúde mental dos jovens. Representantes das áreas de saúde, educação e juventude participaram da mesa “Projeto Altos e Baixos”.
O psiquiatra Carlos Eduardo Ferreira de Lima reforçou que sofrimento mental não pode ser reduzido a diagnósticos, mas deve ser entendido também como reflexo de desigualdades sociais e raciais.
À tarde, a roda de conversa “Escrevivências da infância” reuniu o diretor Rodrigo França, a gestora Vanessa Andrade e a docente Vanessa Costa Neves, que discutiram ancestralidade e identidade nas narrativas negras.
Literatura e juventudes
O escritor Otávio Júnior, conhecido como “livreiro do Alemão”, participou de duas mesas na tenda Papo FLIM. Ao lado da secretária da Juventude Andressa Santos, ele destacou a importância de incentivar jovens escritores.
Mais tarde, mediou a mesa “Juventudes e Narrativas de Afeto”, que contou com a participação de autores como Graciela Mayrink e Estevão Ribeiro. Estevão emocionou ao relembrar que sua primeira compra com salário foi um livro:
“É uma fome ancestral. De tudo que não tivemos. Minha fome era por livros”.
Esporte como linguagem
Atletas maricaenses medalhistas compartilharam experiências na mesa “Medalhistas do município”. Ao lado do secretário de Esportes Filipe Bittencourt, nomes como Duda Ribeiro (skate), Andressa Pereira (karatê) e Bárbara Nunes (tiro com arco) mostraram como o esporte também conecta e transforma vidas.
“O esporte é uma linguagem universal, ele conecta pessoas e é comunicação”, destacou Matheus Garcia, do Movimento Popular da Juventude.
Programação infantil
A manhã começou com a Flimzinha, dedicada às crianças, com contação de histórias, oficina de pintura facial e apresentação musical do grupo Violúdicos.
A FLIM 2025 segue até domingo (14/09) com mais de 70 mesas de debate e encontros culturais. A homenageada desta edição é a escritora Conceição Evaristo, referência da literatura brasileira contemporânea, que encerra o evento.
+ MAIS NOTÍCIAS DE MARICÁ? CLIQUE AQUI