O Flamengo anunciou, nesta sexta-feira, o empréstimo do meia argentino Carlos Alcaraz ao Everton, da Inglaterra, até o meio do ano. O acordo inclui uma cláusula de compra obrigatória, que será ativada caso metas específicas sejam cumpridas durante o período de empréstimo. O jogador embarca para a Europa e não estará disponível para a disputa da Supercopa do Brasil contra o Botafogo, no próximo domingo, em Belém.
Transação surpreende torcedores do Flamengo
A decisão surpreendeu os torcedores, que estavam acostumados a ver Alcaraz como uma grande aposta do clube. O jogador foi contratado em setembro do ano passado por 20 milhões de dólares, aproximadamente R$ 110,6 milhões, o que fez dele o reforço mais caro da história rubro-negra. No entanto, o diretor de futebol José Boto explicou que, com o atual modelo de jogo, o argentino teria poucas chances de ser titular.
Desempenho de Carlos Alcaraz no Flamengo
Nos quatro meses que esteve no Flamengo, Alcaraz disputou 19 partidas, marcou três gols e forneceu duas assistências. O último gol foi na vitória contra o Sampaio Corrêa, na última quinta-feira, no Maracanã, pelo Campeonato Carioca.
+ MAIS NOTÍCIAS DE ESPORTES? CLIQUE AQUI
Mesmo tendo feito parte do time titular na última partida, o argentino não conseguiu firmar-se como peça-chave na equipe, tendo sido escalado com frequência em partidas menos importantes.
Status de contratação cara gera pressão sobre o jogador
A pressão sobre Alcaraz aumentou com o alto valor pago por sua contratação. O status de “reforço mais caro” gerou expectativas altas, e o desempenho do meia não foi suficiente para agradar a torcida, que o cobrou constantemente. A escolha de não viajar para Belém com o time, para a Supercopa, reforça a decisão de focar em sua transferência para o futebol europeu.
O futuro de Carlos Alcaraz no Everton
Agora no Everton, Alcaraz terá a oportunidade de reconstruir sua carreira na Premier League. A expectativa é de que o jogador consiga atender às metas estipuladas no contrato, o que possibilitaria a compra definitiva de seus direitos econômicos pelo clube inglês. O Flamengo, por sua vez, segue atento ao desenrolar do empréstimo, com a possibilidade de reavaliar a situação no fim do semestre.